SóProvas


ID
788143
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A empresa de construção civil Concreto Abstrato S.A., sediada no Brasil, está construindo diversos edifícios em um país do norte da África. Os projetos são grandes e envolvem uma série de profissionais da construção civil, alguns locais e outros oriundos do país sede.

A complexidade dos projetos requer uma estrutura organizacional que atenda às características técnicas e gerenciais a ela relacionadas. Em decorrência dessas características, a empresa decidiu estabelecer a estrutura organizacional por projeto.

É característica da estrutura organizacional por projeto a

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA D.

    Estrutura Organizacional por Projetos

    A estrutura organizacional formal é quase que exclusiva para projetos. Na verdade nesta estrutura a parte funcional esta dentro de cada projeto. Nesta organização os projetos são conduzidos por gerentes de projeto que tem total autonomia e se dedicam em tempo integral aos projetos. As funções nesta estrutura existem para dar suporte aos projetos. Nestas estruturas podem haver duplicidade de esforços já que os projetos podem ser conduzidos ao mesmo tempo mas em compensação ha uma clara definição de autoridade com a presença do gerente de projeto.
     
  • Em uma organização por projetos, todos os recursos necessários para levar ao objetivo de cada projeto são separados, formando-se unidades independentes, cada uma dirigida por um gerente (ad-hoc). A este é conferida plena autoridade sobre o projeto, podendo servir-se dos recursos materiais e humanos existentes ou adquiridos fora da organização.
    Em suma, uma organização grande cria dentro de si uma estrutura temporária e pequena. Com clara compreensão de seu objetivo concreto, devemos assinalar, no entanto, que a organização interna do projeto é funcional, com equipes se dividindo em áreas funcionais.
    As vantagens dessa organização giram em torno de sua unidade de objetivos e em sua unidade de mando. A clara compreensão de seu objetivo é a concentração dos esforços sobre ele, criando um forte espírito de equipe.
    Em seu ambiente (de trabalho) de união, e pequeno, pode-se usar-se eficazmente a comunicação verbal e todos os recursos necessários se acham sob o controle de um único indivíduo.

    Problemas:

    O aparecimento de uma estrutura nova, transitória e muito visível desconcerta a organização normal.
    Os serviços se duplicam e os recursos são utilizados ineficientemente.
    Outro problema sério é a permanência no emprego, quando do término do projeto, ou a carreira do pessoal comissionado.

    Resumo:

    As estruturas (funcionais e por projetos) são unidimensionais, dentro de um mundo multidimensional, e seu problema comum é lograr um equilíbrio razoável entre o objetivo à longo prazo da divisão funcional (especialização técnica) e o objetivo a curto prazo do projeto (estrutura por projetos).

    Fonte: http://dgi.unifesp.br/seplan/templates/docs/seplan-modelos_de_estruturas_organizacionais_material.pdf
  • A letra A fala sobre estrutura funcional e não por projeto.
  • Qual o problema da C?

  • Também não compreendi o erro da letra C. Alguém para ajudar? ;)

  • (A) divisão através de departamentos. – Não, a divisão por projetos cria equipes para o projeto. Equipe temporária, não um departamento.

    (B) coordenação do topo que possui redundâncias em muitas tarefas. – Essa é uma característica de um tipo de estrutura organizacional pouquíssimo estudada. A estrutura holográfica, só achei em uma apostila da faculdade. Nos livros que tenho não tem esse tipo, assim que tiver mais farei um artigo sobre ela. Pode ser que venham mais vezes.

    (C) organização segundo os tipos de recursos técnicos utilizados. – Essa é característica da estrutura por processo.

    (D) manutenção dos recursos necessários sob o controle de um único indivíduo. – Essa é a correta, equipes coordenadas por um só indivíduo. Todos os recursos necessários para o projeto será coordenado pelo gestor da equipe.

    (E) estruturação dos órgãos sob uma única linha de subordinação. – Ele tá falando aqui de estrutura linear e não de nenhum tipo de departamentalização e sim de um tipo de estrutura.


    Fonte: http://admcomentada.com.br/estrategia/21-cesgranrio-transpetro-administrador2012/

  •  

    Em uma organização por projetos, todos os recursos necessários para levar ao objetivo de cada projeto são separados, formando-se unidades independentes, cada uma dirigida por um gerente (ad-hoc). A este é conferida plena autoridade sobre o projeto, podendo servir-se dos recursos materiais e humanos existentes ou adquiridos fora da organização.

     As vantagens dessa organização giram em torno de sua unidade de objetivos e em sua unidade de mando. A clara compreensão de seu objetivo é a concentração dos esforços sobre ele, criando um forte espírito de equipe.

     fonte: http://dgi.unifesp.br/seplan/templates/docs/seplan-modelos_de_estruturas_organizacionais_material.pdf

  • item B: 

    Estrutura Holográfica

    • A estrutura holográfica guarda todas as informações do todo em cada uma das suas partes.

    • Coordenada do topo, possui redundâncias em muitas tarefas, além de caracterizar-se por redução das gerências intermediárias.

    • Baseadas em equipes.

    • Redundante.

    • Descentralizada e autonomista.

    • É diferenciada por projetos.

    • É integrada por comunicação intensiva.


  • Na Estrutura Projetizada, ao mesmo nível dos departamentos funcionais, que atuam na rotina da organização, é criado também um departamento voltado para Projeto(s), o qual tem sua equipe própria, o que evidentemente confere total autoridade do Gerente de projeto sobre sua equipe, bem como total disponibilidade dos recursos para o Projeto.

    Fonte: http://www.go2web.com.br/pt-BR/blog/entenda-a-estrutura-organizacional-.html

  • Vacilei. Pensei em estrutura matricial. E a D eu descartei quando refere-se a unidade de mando.

  • Isso foi tirado do PMBOK - Gestão de Projetos. Estrutura Projetizada.

  • Errei por confundir estrutura por projeto como sendo derivada da matricial, o que na verdade deriva da funcional. 

    Força, foco e fé que dá certo!