SóProvas


ID
788158
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A análise de cenários externos é necessária no ambiente organizacional, devendo tornar-se rotineira, ou seja, deve estar incorporada ao dia a dia das empresas que pretendem administrar estrategicamente o seu negócio.

A empresa que se organiza estrategicamente transforma ameaças em oportunidades.

Alternativas
Comentários
  • Pode-se dividir a análise SWOT em duas partes: a análise do ambiente interno, onde serão identificados os pontos fortes e os fracos, e a análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades.
    O ambiente externo é composto por fatores que existem fora dos limites da organização, mas que de alguma forma exercem influência sobre ela. Este é um ambiente sobre o qual não há controle, mas que deve ser monitorado continuamente, pois constitui base fundamental para o planejamento estratégico. Através deste acompanhamento será possível identificar em tempo hábil as oportunidades e as ameaças que se apresentam, pois considerando que os fatores externos influenciam de forma homogênea todas as empresas que atuam em um mesmo mercado alvo, só aquelas que conseguirem identificar as mudanças e tiverem agilidade para se adaptar é que conseguirão tirar melhor proveito das oportunidades e que menos danos sofrerão com as ameaças.

    Resposta letra B.

    Bons estudos!
  • Alguém poderia apontar o erro da alternativa D?


    Bons estudos!

  • Pedro, a perspectiva estratégica, de fato, dá uma vantagem competitiva à empresa, mas não garante que ela seja líder no mercado em que atua.

  • Gab.: B

    Pedro, pode-se dizer que toda perspectiva pode ou não se concretizar, então não podemos garantir que ela trará alguma vantagem competitiva à empresa. Ai podemos perguntar: Então para que ter perspectivas? Lembra daquele ditado: para quem não sabe onde quer ir qualquer caminho esta bom. É isso mesmo meu amigo, é a perspectiva que nos leva a procurar os melhores caminhos e meios para alcançar algum objetivo.

  • todas erradas: as turbulências do mercado são minimizadas pelas empresas que se organizam estrategicamente, minimizando os seus possíveis impactos. - Mesmo uma empresa organizada não pode evitar ameaças externas como mudança de lei, fatores econômicos, demográficos etc.  Estaria certo se tivesse escrito em relação a outras empresas.   

  • Estas análises de cenário se dividem em:


    ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal


    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.


    As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.

  • TENHO MINHAS DÚVIDAS QUANTO A TODAS ESSAS ALTERANTIVAS:

    a)as forças ambientais tornam-se controláveis mesmo quando elas não são previstas com certa antecedência. ERRADO. Não foi muito clara esta alternativa por não dizer se seria ambiente interno e externo, mas como bom entendedores vamos considerar o ambiente externo, e neste, somente neste não há controle.


    b) as turbulências do mercado são minimizadas pelas empresas que se organizam estrategicamente, minimizando os seus possíveis impactos. CERTO, mas pra mim ERRADO. Não vislumbro aqui uma transformação de ameaça em oportunidade, e sim de ameaça em precaução ou preparo para se minimizar possíveis impactos. Foi mais ou menos o que o ex presidente Lula alegou sobre a crise que ocorreu mundo afora em 2008, quando disse que no Brasil sentiria-se a "marolinha" da crise (porém em 2014 veio o "tsunami").

     

     

    c) a análise e o monitoramento do mercado quantificam as receitas que a organização obterá em relação às estratégias adotadas. ERRADO. Obter quantificação sobre receitas através de uma análise e monitoramento do mercado poderia implicar sim numa ponto fraco + limitações, ou seja, a empresa estaria fazendo uma macro análise sobre as possíveis implementações estratégicas, e ainda que tudo isso aconteça não acredito que só o aspecto financeiro pudesse proporcionar uma boa execução da estratégia financeira, já que o BSC implica ainda clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento.

     

    d) a perspectiva estratégica dá a vantagem competitiva fundamental para que a empresa seja a líder no segmento de mercado em que atua. Nesta eu concordaria que estaria correta, ou a menos errada, pois enxergo que quando uma empresa adiquiri uma perspectiva ela avista uma oportunidade que lhe dará vantagem competitiva fundamental para que a empresa pelo menos almeje a liderança de mercado. Existe um ditado que diz "vamos mirar na Lua pra ver se acertamos pelo menos nas estrelas.


    e) uma empresa que se organiza estrategicamente não sofre impactos decorrentes das forças que atuam no macroambiente. ERRADO. Erro crasso. Jactância e soberba. Empresas jamais devem subestimar fatores externos.


    Errei e marquei a letra D. Não concordo que a letra B seja a correta.

  • Porque é a B e não a letra D? Porque o enunciado da questão deixa clado que o examinador quer corelacionar a respota  com a análise swot quando diz:  A empresa que se organiza estrategicamente transforma ameaças em oportunidades.
     

    a letra D não faz essa correlação, posto que fala de vantagem competitiva ( que cfme Porter é  até mais interna do que externa) e a questão pede uma transformação de ameaça (externa) em oportunidade (tb externa)..

    a letra B sim, deixa claro essa tranformação externa (turbulência no mercado) em oportunidade (minimizando o impacto desta tubulência através da organização estratégica)

     

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Galera do QC

    A - as forças ambientais tornam-se controláveis mesmo quando elas não são previstas com certa antecedência. 

    • INCORRETA
    • As forças ambientais são fatores externos à organização e portanto ela não tem NENHUM controle sobre estes eventos. 
    • Quando falamos de ameaças, por mais que a empresa prevejam eventos com antecedência, ela não conseguirá controlá-los.
    • A organização jamais poderá eliminar diretamente as ameaças (trata-se de um elemento externo, não controlável). O que a organização pode tentar é mitigar os resultados (os impactos) provocados por essas ameaças. 

    ===

    B - as turbulências do mercado são minimizadas pelas empresas que se organizam estrategicamente, minimizando os seus possíveis impactos. 

    • CORRETA
    • Apesar das turbulências do mercado serem ameaças e consequentemente não controláveis, as empresas conseguem através de um planejamento estratégico, minimizar os seus impactos. 
    • O termo chave para avaliar esta alternativa como correta é: minimizar os impactos

    ===

    C - a análise e o monitoramento do mercado quantificam as receitas que a organização obterá em relação às estratégias adotadas. 

    • INCORRETA
    • Pois por mais que a análise e o monitoramento do mercado sejam bem feitos e vinculados ao planejamento estratégico adotado, eles nunca irão quantificar com precisão as receitas que a organização obterá.
    • O mercado é um fator externo e consequentemente INCONTROLÁVEL.
    • Os fatores externo são elementos que a organização não tem como influir ou alterar. 

    ===

    D - a perspectiva estratégica dá a vantagem competitiva fundamental para que a empresa seja a líder no segmento de mercado em que atua. 

    • INCORRETA
    • A perspectiva estratégica, por ser considerada pela alternativa como uma vantagem competitiva, indica que é uma força da organização. Ou seja um fator INTERNO à organização. 
    • Além disto, apesar da organização ter esta força, ela NÃO conseguirá dar a certeza que a empresa se torne líder no mercado, pois o mercado é fator externo e totalmente INCONTROLÁVEL
    • Forças são os pontos fortes da organização. São aqueles que conferem à organização uma vantagem competitiva no mercado que atua. São os pontos diferenciais com relação aos concorrentes. Exemplo de forças podem ser: processo produtivo eficiente, base de pessoas treinadas e qualificadas, o nível de tecnologia e inovação que a organização tem, etc...

    ===

    E - uma empresa que se organiza estrategicamente não sofre impactos decorrentes das forças que atuam no macroambiente.

    • INCORRETA
    • É totalmente INCORRETO afirmar que uma empresa, por mais que tenha uma ótima organização estratégica, NÃO SOFRERÁ, impactos decorrentes das forças que atuam no macroambiente.
    • O macroambiente é um fator externo à organização portanto, INCONTROLÁVEL.
    • A organização jamais poderá eliminar diretamente as ameaças (trata-se de um elemento externo, não controlável). O que a organização pode tentar é mitigar os resultados (os impactos) provocados por essas ameaças.