-
pós-aquecimento
O pós-aquecimento é responsável pela eliminação de hidrogênio induzido por processos de soldagem nos aços carbono e de baixa liga. Consiste em aquecer a junta soldada sob temperaturas da ordem de 150°C a 300°C durante um períodode uma a quatro horas, imediatamente após a soldagem, e aproveitando o pré-aquecimento.
As temperaturas e os tempos são diretamente proporcionais à quantidade de liga do material e da espessura. Na maioria dos casos, o pós-aquecimento não provoca alívio de tensões, salvo em materiais que sofreram têmpera ou são suscetíveis a ela; neste caso, o pós-aquecimento pode provocar um abaixamento de dureza, caso as temperaturas e os patamares de revenimento do material estejam próximos aos do pós-aquecimento.
http://www.infosolda.com.br/biblioteca-digital/livros-senai/metalurgia/138-tratamento-termico-aplicado-a-soldagem.html
-
Sintetizando
I - O aumento do teor de carbono no aço NÃO leva à necessidade de pós-aquecimento do material de adição.
II - Materiais de menor condutividade térmica acarretam maiores deformações na peça soldada. SIM
III - Solda em chapas espessas acarreta maior taxa de resfriamento da junta do que em uma solda em chapas finas. SIM
Alternativa: E
-
Uma vez que um aço de alto carbono é soldado, se a taxa de resfriamento for muito alta, haverá formação da martensita. Sendo assim, o item I não estaria verdadeiro também? Pois, se houver essa transformação eu devo tratar (com o pós-aquecimento) o material para voltar a sua forma original, não?
-
Justificativas:
Errada. Aumento do teor de carbono pode exigir preaquecimento do material base a ser soldado, visto que isso reduz o gradiente térmico, o que implica em me or taxa de resfriamento e, portanto, reduzida formação de martensita.
Correta. Materiais de menor condutividade termica acumulam mais energia térmica, o que resulta em maior aumento de temperatura, o que causa maiores distorções
Correta. Quanto maior a área de seção transversal, maior facilidade o calor encontra para escoar (vide lei de fourier da condutividade).