-
Na entrevista diretiva, o entrevistado responde a perguntas padronizadas, que deve ser realizada de modo similar para todos os entrevistados.
Errado, as perguntas ficam a critério do entrevistador.
TIPOS DE ENTREVISTAS
Diretiva
Determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador. Não diretiva Não especifica nem as questões nem as respostas requeridas. São denominadas entrevistas não diretivas, exploratórias, informais. São entrevistas totalmente livres, cuja sequencia e orientação ficam a cargo de cada entrevistador.
Totalmente padronizadas Estrutura, fechada ou direta, com roteiro preestabelecido, na qual o candidato é solicitado a responder questões padronizadas e previamente elaboradas.
Padronizadas apenas quanto às perguntas As perguntas são previamente elaboradas, mas permitem respostas abertas, isto é, respostas livres. O entrevistador, com uma listagem (check list) de assuntos a questionar, colhe as respostas do candidato.
Fonte: Gestão de Pessoas para concursos, por Andréia Ribas e Cassiano Ramalho Salim
-
Gentem! é importante entendermos que existem dois tipos de entrevistas: as estruturadas e as não estruturadas.
A entrevistas estruturadas são aquelas em que as perguntas são fechadas, padronizadas e se classificam em:
Totalmente padronizada, ou seja, as perguntas e as respostas são pré-estabelecidas;
Padronizadas apenas quanto as perguntas, ou seja, somente as perguntas são pré-estabelecidas.
A entrevista não estruturada são aquelas com perguntas abertas, não padronizadas e se classificam em:
Diretiva - a resposta desejada é determinada, mas as questões não são especificadas;
Não diretiva: não especifica nem as questões, nem as respostas.
Importanto ressaltar que o termo ''entrevista diretiva'', se fõssemos direto ao senso comum, teríamos a falsa impressão de que nela as perguntas são padronizadas como afirma a questão. Portanto, esse é um item que apenas quem estudou gestão de pessoas é capaz de acertar (=
Bons estudos, pessoaaaal! =)
-
- Diretiva: Determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador.
- Não diretiva: Não especifica nem as questões nem as respostas requeridas.
- OBS: Ambas apresentam, como vantagens, a facilidade, o aprofundamento dos temas abordados e, como desvantagem, a dificuldade de comparação dos candidatos.
(Andreia Ribas)
-
As respostas que são padronizadas.
-
ENTREVISTAS NÃO ESTRUTURADAS
SÃO AQUELAS COM PERGUNTAS ABERTAS, NÃO PADRONIZADAS E SE CLASSIFICAM EM:
- DIRETIVA: A RESPOSTA DESEJADA É DETERMINADA, MAS NÃO ESPECIFICA AS QUESTÕES, OU SEJA, DEIXA AS PERGUNTAS A CRITÉRIO DO ENTREVISTADOR.
FONTE: Colega do QC. Não lembro o nome.
-
Na entrevista diretiva, o entrevistado responde a perguntas padronizadas, que deve ser realizada de modo similar para todos os entrevistados. Resposta: Errado.
Comentário: na entrevista diretiva há somente respostas padronizadas, cabendo ao entrevistador a formulação das perguntas.
-
Gab: ERRADO
A questão erra apenas ao dizer que as PERGUNTAS serão PADRONIZADAS. Quando o correto seria "RESPOSTAS PADRONIZADAS". Isso porque, na Entrevista Diretiva, as perguntas são formuladas pelo entrevistador, a seu critério, e as respostas são padronizadas e devem ser respondidas de modo similar por todos. Sendo assim, gabarito errado!
Erros, mandem mensagem :)