-
ERRADA,
VEJAM O QUE ESTÁ RELACIONADO AO PROCESSO DE INICIAÇÃO. DEFINIÇÃO DO ESCOPO FAZ PARTE DO PLANEJAMENTO.
-
É no processo de iniciação que será analisado se o projeto é promissor, se a organização terá recursos necessários, se os custos são adequados, se os prazos são factíveis. É onde ocorre a autorização do projeto e desenvolve-se o termo de abertura do projeto e identificação dos Stakeholdres.
Definição do escopo é na fase de planejamento.
-
Grupo de processo é diferente de fases do projeto.
Esta estrutura genérica de ciclo de vida é frequentemente referenciada na comunicação com a alta administração ou outras entidades menos familiarizadas com os detalhes do projeto. Ela não deve ser confundida com os grupos de processos de gerenciamento de projeto porque os processos de um grupo de processos consistem de atividades que podem ser executadas e ocorrer novamente em cada fase de um projeto assim como para o projeto como um todo.
Fonte: PMBOK 5a Edicao em Portugues-BR
Assim, o uso indevido da nomenclatura torna a questão ERRADA, pois a Iniciação não é uma fase, mas um grupo de processos que permeia todas as fases do ciclo de vida do projeto.
Espero ter ajudado !
-
Pessoal o comentário do "Agente Vamos" contém equívoco. Com todo respeito ao colega, mas a Iniciação é SIM uma fase. Segundo Paludo (2º edição), o ciclo de vida do projeto contempla cinco fases, são elas:
Iniciação: envolve os processos responsáveis por identificar/ reconhecer as necessidades e oportunidades e a sua formatação em problema solução de forma estruturada, a ser estruturado e gerenciado em forma de projeto. A iniciação define e autoriza o projeto: compreende o termo de abertura, o escopo preliminar com definição de restrições , os pré-requisitos e agrupamento de informações necessárias as etapas seguintes de planejamento e execução.
Planejamento (...) definição final do escopo , definição da estrutura analítica , definição do tempo, elaboração do cronograma, estimativa de custos, planejamento da qualidade, seleção de equipe, da comunicação análise gerenciamento de riscos, e planejamento de suprimentos.
Execução
Controle e monitoramento
Encerramento
Fonte: Augustinho Paludo - Administração Pública. Pg 356-357
O que torna a assertiva incorreta é dizer a definição do escopo do produto ocorre na fase da iniciação, quando na verdade, ocorre na etapa do planejamento.
-
Comentário:
FASE DE INICIAÇÃO
Envolve os processos responsáveis por identificar/reconhecer as necessidades e/ou oportunidades e a sua formatação em problema/solução de forma estruturada.
Define e autoriza o projeto: compreende o termo de abertura, o escopo preliminar com definição de restrições, os pré-requisitos e agrupamento de informações necessárias as etapas seguintes de planejamento e execução.
Com os conceitos acima podemos observar que há dois erros na questão: primeiro na fase de iniciação é produzido o escopo preliminar, sendo o escopo final resultante da fase de planejamento; o segundo erro referese ao escopo do produto que não está ligado à fase de iniciação do projeto.
Cabe lembrar a diferença entre escopo do produto e escopo do projeto:
Escopo do produto ≠ Escopo do projeto
Escopo do produto. As características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado
Escopo do projeto. O trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.
-
A fase de iniciação do projeto tem como um de seus produtos esperados a definição PRELIMINAR do escopo com definição de restrições, os pré-requisitos e agrupamento de informações necessárias as etapas seguintes de planejamento e execução.
Já a fase do planejamento compreende um conjunto de processos, que resultam num plano de gerenciamento, definição final do escopo, definição da estrutura analítica do projeto, definição de tempo, elaboração de cronograma, estimativa de custos, planejamento da qualidade, seleção da equipe, da comunicação, análise e gerenciamento de riscos, e planejamento de suprimentos.
PALUDO Administração pública. 3 ed.
-
Processo de Planejamento do Escopo
5.3 Definir o escopo
Definir o escopo é o processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. O principal benefício desse processo é que ele descreve os limites do projeto, serviços ou resultados ao definir quais dos requisitos coletados serão incluídos e quais serão excluídos do escopo do projeto. As entradas, ferramentas e técnicas, e saídas desse processo são ilustradas na Figura 5-7. A Figura 5-8 ilustra o diagrama de fluxo de processos.
PMBOK 5 ED.
-
e-
Escopo faz parte do planejamento, porque trata de requisitos e limites do projeto. Logo, nao se pode iniciar um projeto sem saber o que deve ser feito
-
A fase de iniciação do projeto tem como um de seus produtos esperados a definição do escopo do produto e do escopo do projeto. Resposta: Errado.