SóProvas


ID
789712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito da gestão da qualidade, do modelo de excelência
gerencial e da gestão de projetos, julgue os itens subsequentes.

Em uma organização privada que, na condução de seus projetos, adota uma estrutura de matriz fraca, tanto o gerente como as equipes dos projetos desenvolvem trabalhos paralelos a suas áreas funcionais concomitantemente à atuação no projeto para o qual estão alocados, ou seja, não há alocação exclusiva desse pessoal para as atividades de projeto.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta, diz respeito a estrutura matricial, é importante diferenciar primeiro a estrutua projetizada da matricial, vamos lá...

    Organização projetizada
     : a empresa é organizada em departamentos, sendo que cada um responde a um gerente de projeto. Algumas áreas dão suporte a todos os projetos.

    Organização matricial : a estrutura matricial é uma combinação das estruturas – funcional e projetizada. Com isso pode assumir características distintas que dependem exclusivamente do grau de relevância que cada extremo é considerado. Pode ser dividida em estrutural matricial fraca, forte e balanceada.

    A primeira estrutura matricial é a Matricial Fraca. Esta estrutura, possui características mais próximas da estrutura funcional. A função do gerente de projeto, realizada pelos membros da equipe, é mais parecida com a de um coordenador ou facilitador do que com a de um gerente de projeto propriamente dita. Os projetos, neste tipo de estrutura, não conseguem alocar os recursos de forma exclusiva, uma vez que as pessoas fazem parte da equipe funcional ao mesmo tempo que fazem parte da equipe do projeto. Cada membro da equipe responde ao seu gerente funcional.


    A estrutura Matricial Balanceada está no meio termo entre as estruturas funcional e projetizada. Nesta estrutura, há a efetivação de um gerente de projeto que não é o gerente funcional, ou seja, é um membro da equipe. Este gerente passa a trabalhar no projeto em tempo integral, porém a equipe do projeto continua abaixo dos gerentes funcionais, trabalhando em tempo parcial no projeto. Apesar de acontecer em todas as estruturas matriciais, é nesta estrutura, em específico, que o conflito de dupla cadeia de comando acontece com mais evidência. Os membros da equipe acabam por ter dois “chefes”, o gerente de projeto e o gerente funcional. Dependendo da importância do projeto, do chefe funcional e das regras da empresa, os membros acabam privilegiando um em detrimento do outro. 


    Por fim, na estrutura Matricial Forte, que se assemelha mais com a estrutura projetizada, os gerentes de projetos passam a ser apenas gerentes de projetos e não mais um membro de uma área funcional que interpreta este papel durante um determinado tempo. Como há, normalmente, a institucionalização de uma área onde estão os gerentes de projetos, a empresa passa a entender que os recursos devem ser alocados mais nos projetos do que nas atividades funcionais, isto significa dizer que o gerente de projeto possui maior poder. Exemplo deste poder está no orçamento do projeto e na capacidade de alocar recursos. Nesta estrutura, o orçamento do projeto é controlado pelo gerente do projeto e não mais pelo gerente funcional como acontece na Matricial Fraca nem por um misto entre o gerente funcional e o gerente de projeto com acontece na estrutura Matricial Balanceada. 

    http://tiinteligente.blogspot.com.br/2010/05/pmbok-introducao-parte-4-estruturas.html
  • Matriz Fraca:o poder é do gerente funcional, papel do gerente de projetos é comparado a de um facilitador ou coordenador:

    - Facilitador: atua como um assistente de pessoal e coordenador de comunicações. Não tem poder de decisão.

    - Coordenador: Igual ao facilitador, mas com algum poder de decisão.

    Matriz forte: autoridade do gerente de projetos

    Matriz balanceada: poder compartilhado entre o gerente funcional e de projetos



  • É justamente por isso que é fraca. Atenção dividida.