SóProvas


ID
789769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca das características das principais abordagens que
fundamentam os modelos de gestão de pessoas praticados nas
organizações, julgue os seguintes itens.

Alinhamento horizontal e vertical e administração proativa são características típicas do modelo estratégico.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Empresas em todo o mundo têm buscado colocar a estratégia no centro de seus modelos de gestão. O propósito é assegurar que a estratégia, como instrumento de comunicação e gestão, chegue a todos os níveis da organização e seja compartilhada. A esta tarefa de assegurar sinergias entre equipes, processos, unidades de negócio e parceiros externos denomina-se Alinhamento (KAPLAN; NORTON, 2006).
    Kathuria, Joshi e Porth (2007) apresentam ainda duas classificações: alinhamento vertical e alinhamento horizontal, vertical quando se refere aos vários níveis da organização e horizontal quando se refere à funções (marketing, finanças, produção, dentre outras).

    http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/5826/1/2011_eve_jpbarrosneto_desenvolvendo.pdf
     

  • Modelo - Labovitz e Rosansky

    Labovitz e Rosansky (1997) vêm o alinhamento como um processo de integração dos elementos da organização em torno do propósito essencial dos negócios, denominado por eles "the main thing". Não se apresenta uma definição precisa para o termo, a proposta é a elaboração de uma estratégia ampla, um diferencial dos negócios capaz de fazer com que as pessoas tenham uma direção única com um propósito compartilhado. Os elementos a serem alinhados são a estratégia e pessoas (alinhamento vertical) e clientes e processos (alinhamento horizontal) - ver figura abaixo:

    O alinhamento no sentido vertical trata da relação entre a definição da estratégia de negócios da empresa e a efetiva concretização da estratégia pelas pessoas.

    O modelo considera o sistema de métricas a chave para a realização do alinhamento vertical, aliado a recompensas e reconhecimento. O desdobramento da estratégia requer a implementação de indicadores críticos de sucesso, metas e atividades, definidos a partir do propósito essencial, e que devem ser levados a todos os níveis hierárquicos da organização.

    O alinhamento no sentido horizontal é um alinhamento entre clientes e processos. A dimensão horizontal envolve a compreensão das necessidades do cliente e o alinhamento dos processos (interfuncionais) capazes de entregar o que o cliente necessita. A ideia também é identificar quais são os clientes alvo deste processo - os clientes certos.

    Labovitz e Rosansky (1997) propõem uma ferramenta específica para diagnosticar o grau de alinhamento, que permite traçar o perfil de alinhamento da organização. A ideia é de um autodiagnóstico; a própria organização pode aplicar, internamente, um questionário proposto pelos autores. O resultado será uma medida visual e quantitativa do grau de alinhamento entre a estratégia, as pessoas, os processos e os clientes.

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132009000200008&script=sci_arttext

  • Abordagem estratégica para a gestão de pessoas

    A abordagem estratégica para a Gestão de Pessoas, que surge na década de 80, leva em conta as idéias das teorias dos sistemas e contingencial e propõe novos conceitos relevantes para a gestão como o alinhamento, a flexibilidade, o comprometimento e a qualidade (Fombrun, Devana e Tichy, 1994; Legge,1995). De acordo com essa abordagem, cada função ou processo da Gestão deveria buscar o alinhamento à estratégia (o alinhamento vertical) e entre si (o alinhamento horizontal). (...)

    De acordo com Wright e McMahan (1992), quatro abordagens têm predominado no estudo sobre a gestão de pessoas – a abordagem estratégica, a teoria dos recursos da firma, a abordagem comportamental e a sistêmica. Estas quatro perspectivas são sintetizadas a seguir. (...)

    A abordagem estratégica para a gestão de pessoas envolve:

     • entender as pessoas como um recurso estratégico para a obtenção de vantagem competitiva

     • o uso de planejamento

     • uma abordagem coerente com as políticas e práticas de emprego (integração interna)

     • integração das políticas e práticas de emprego com a estratégia de negócios (integração externa)

     • administração proativa (ao invés de reativa)

     • decisões sobre os aspectos da relação de emprego tomadas no mais alto nível hierárquico (Sisson e Storey, 2000).

    http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2985/Rel%20022006.pdf?sequence=1

  • Alinhamento horizontal e vertical e administração proativa são características típicas do modelo estratégico.
     

  • GAB. CERTO

     

    Complementando...

     

    INTEGRAÇÃO VERTICAL / HORIZONTAL  (Wright e McMahan)     

    Wrigt e McMahan (1992), em estudo realizado para delinear a teoria da gestão estratégica de pessoas, identificaram as diferenças básicas destas com relação à gestão tradicional de pessoas. Segundo os autores, o que diferencia a gestão estratégica de pessoas são dois integradores que a torna macro-organizacional e consistente do ponto de vista de uma política: a integração vertical e a integração horizontal.

     

    • INTEGRAÇÃO VERTICAL: busca o alinhamento das práticas de gestão de pessoas com os objetivos e as estratégias ORGANIZACIONAIS.

     

    • INTEGRAÇÃO HORIZONTAL: refere-se à atuação coordenada das diversas atividades de gestão de pessoas, tais como: recrutamento e seleção, capacitação, remuneração, avaliação de desempenho, entre outras.

     

    Fonte: Ribas