SóProvas


ID
789793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A gestão por competências permite, a partir do conhecimento das
capacidades individuais, grupais e organizacionais, um
direcionamento mais preciso das ações de movimentação,
desenvolvimento e valorização dos recursos humanos da
organização. Com relação a esse tema, julgue os itens que se
seguem.

Com o propósito de contribuir para a efetivação de objetivos institucionais, a gestão por competências assume perspectiva operacional top-down.

Alternativas
Comentários
  • FOI A ÚNICA REFERÊNCIA QUE ENCONTREI MAIS PRÓXIMA DA QUESTÃO

    A literatura sobre modelagem de competências mostra que a tipologia e definição das competências individuais é o principal resultado desse processo, bem como a operacionalização do mapeamento de cima para baixo (top-down) em função da construção de um futuro para as organizações (CAMPION et al., 2011; ENNIS, 2008; DRAGANIDIS; MENTZAS, 2006; SCHAPER, 2004; SHIPPMANN et al., 2000; GREEN, 1999).
    http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2011/GPR/2011_GPR248.pdf
  • A definição das competências necessárias para uma empresa precisa ser feita a partir do seu plano estratégico e dos fatores críticos de sucesso para que os objetivos sejam atingidos. Por isso, é importante que a identificação das competências seja feita inicialmente no nível estratégico da organização, para depois, serem desdobradas em competências especificas a cada nível organizacional. O processo é, portanto, top-down. 

    Fonte: http://www.aedb.br/seget/artigos06/669_GESTAO%20DE%20COMPETENCIAS%20-%20DOM%20BOSCO.pdf
  • Conforme O Decreto Presidencial no 5.707, de 2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal,  gestão por competência é definido como a “gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição”. 

    Ao meu ver quando o decreto menciona "orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores " coloca em 1º lugar o desenvolvimento do operacional para a partir desse ponto alcançar os objetivos da instituição.

    Entendo que a perspectiva é de baixo para cima.
  • Felipe, primeiro se definem os objetivos da organização no nível estratégico e só depois é que se analisa quais são as competências presentes e as necessárias (gap) ao atingimento deles nos níveis tático e operacional. Portanto, gestão de cima para baixo, "top-down".

  • "...perspectiva operacional..." ? Não seria estratégica?

  • GABARITO: CORRETO

    A gestão por competências assume perspectiva operacional top-down.

  • Com o propósito de contribuir para a efetivação de objetivos institucionais, a gestão por competências assume perspectiva operacional top-down. Resposta: Certo.

     

    Comentário: ao elaborar o plano estratégico a gestão de pessoas participa por meio de políticas de recursos humanos e as desdobram em práticas de recursos humanos (top-down).