SóProvas


ID
789814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito da qualidade de vida no trabalho, julgue os próximos
itens.

Constituem foco dos programas de qualidade de vida no trabalho as condições de trabalho, a organização do trabalho e as relações sociais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Segundo Chiavenato (1994), o clima organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho. Ele cria certos tipos de expectativas cujas consequências se seguem em decorrência de diferentes ações.
  • Segundo Ferreira, Almeida e Guimarães (2013), o Contexto de Produção de Bens e Serviços (CBPS) é o espaço material, organizacional e social em que se realiza a atividade do trabalho e está composto por três dimensões:


    "As condições de trabalho (CT): caracterizam a infraestrutura, o apoio institucional e as práticas administrativas. Os elementos que a integram são o ambiente físico, os instrumentos, os equipamentos, a matéria-prima, as informações, os suprimentos e as políticas de gestão de pessoal.

    As relações socioprofissionais (RS): caracterizadas pelas relações hierárquicas, interações coletivas com membros da equipe e de outros grupos de trabalho e relações externas com consumidores, fornecedores e outros representantes institucionais.

    A organização do trabalho (OT): constitui-se pelos elementos prescritos que expressam as concepções e as práticas de gestão de pessoas e do trabalho, por exemplo, a natureza das tarefas, as regras formais e informais, e o ritmo e a produtividade esperados. [...]


    A análise do CPBS e das situações reais de trabalho permite conhecer o que está na origem de indicadores críticos diversos (erros, retrabalhos, perda de produtividade ou de qualidade, absenteísmo, acidentes, adoecimento, problemas com clientes, etc.), os quais o profissional que atua com o referencial teórico-metodológico da Ergonomia da Atividade é solicitado a solucionar. [...]


    A noção de qualidade de vida no trabalho apresentada distancia-se de outras concepções, em que o caráter assistencialista se faz mais presente. A abordagem adotada é de natureza preventiva e encontra-se em sintonia com a proposta da Ergonomia da Atividade. Nesse sentido, o foco central é a remoção dos problemas que contribuem para gerar o mal-estar no trabalho, atuando nas três dimensões do contexto de produção de bens e serviços, já descritas: nas condições, na organização do trabalho e nas relações socioprofissionais (Ferreira, 2006c)."


    Fonte: Ferreira, M. C., Almeida, C. P., & Guimarães, M. C. (2013). Ergonomia da atividade: uma alternativa teórico-metodológica no campo da psicologia aplicada aos contextos de trabalho. Em: L. O. Borges & L. Mourão (Orgs.), O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia (Cap. 19, pp. 558-580). Porto Alegre: Artmed.

  • CRITÉRIOS DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO - CRITÉRIOS DE WALTON

    1 – COMPENSAÇÃO JUSTA E ADEQUADA
    2 – CONDIÇÕES DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
    3 – OPORTUNIDADES IMEDIATA PARA UTILIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE HUMANA
    4 – OPORTUNIDADE FUTURA PARA CRESCIMENTO CONTÍNUO E SEGURANÇA
    5 – INTEGRAÇÃO SOCIAL NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
    6 – CONSTITUCIONALISMO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
    7 – O TRABALHO E O ESPAÇO TOTAL DE VIDA
    8 – RELEVÂNCIA SOCIAL DA VIDA NO TRABALHO

     

     

     

    GABARITO CERTO
     

  • Macete: Na QVT, quando as ações da organização forem positivas para o funcionário, então a questão provavelmente está certa.

     

    Não precisamos decorar todas as ações, já que os fatores de QVT são extremamente amplos.

     

    --

     

    Gabarito: certo