SóProvas


ID
790081
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Para poderem operar, as organizações aglutinam recursos materiais, financeiros, humanos, mercadológicos e administrativos, cada qual administrado por um especialista da administração. Contudo, a Administração de Recursos Humanos, (ARH) depende de alguns fatores complexos.

Nessas circunstâncias, a ARH

Alternativas
Comentários
  • Dificuldades Básicas da ARH

    O que distingue a Administração de Recursos Humanos das outras áreas da organização é o seu singular ambiente de operações, que envolve algumas dificuldades básicas:

    A ARH lida com meios, com recursos intermediários e não com fins. É uma função de assessoria, cuja a atividade fundamental consiste em planejar, prestar serviços especializados, assessorar, recomendar e controlar.

    A ARH lida com recursos vivos, extremamente complexos, diversificados e variáveis, que são as pessoas. Esses recursos são importados do ambiente para dentro da organização , crescem, desenvolvem-se, mudam de atividade, de posição e de valor.

    Os recursos humanos não estão somente dentro da área de ARH, mas principalmente alocados nos diversos órgão da organização e sob a autoridade de diversos chefes ou gerentes. Assim, cada chefe ou gerente é responsável direto por seus subordinados. A ARH é uma responsabilidade de linha e ema função de staff.

    A ARH preocupa-se fundamentalmente com a eficiência. Porém, o fato mais concreto de sua existência é que ela não pode controlar facilmente os eventos ou condições que a produzem. Isso porque os principais eventos ou condições de suas operações são as atividades das diversas áreas da organização e o comportamento heterogêneo dos participantes.

    A ARH trabalha em ambientes e em condições que não determinou e sobre os quais possui um grau de poder e controle muito pequeno. Daí estar geralmente destinada à acomodação, adaptação e transigência. Somente com uma clara noção da finalidade principal da organização, com muito esforço e perspicácia, o executivo de RH poderá conseguir razoável poder e controle sobre os destinos da organização.


    Os padrões de desempenho e qualidade dos recursos humanos são extremamente complexos e diferenciados, variando de acordo com o nível hierárquico, com a área de atividade, com a tecnologia aplicada e com o tipo de tarefa ou atribuição. O controle de qualidade é feito desde o processo inicial de seleção do pessoal e estende-se continuamente ao longo do desempenho cotidiano.

    A ARH não lida diretamente com fontes de receita. Aliás, ocorre algum preconceito de que ter pessoal forçosamente implica ter despesas. Muitas empresas ainda convencionam restritivamente seus recursos humanos em termos reducionistas de pessoal produtivo e pessoal improdutivo, ou pessoal direto e pessoal indireto. A grande maioria das empresas ainda aloca os seus recursos humanos em termos de centros de custos e não em termos de centros de lucros, como realmente devem ser considerados.

    Um dos aspectos mais críticos da ARH está na dificuldade de se saber se ela está fazendo ou não um bom trabalho. ARH está cheia de desafios e de riscos não controlados ou não controláveis, não padronizados e imprevisíveis. È um terreno pouco firme e de visão nebulosa em que se pode cometer erros desastrosos ainda que na certeza de se estar jogando corretamente.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAQjAAC/monografia-rh
  • Dentre as alternativas, tanto a a-), quanto a d-)  - e apenas as duas - contemplam características da ARH conforme comentário anterior. No entanto, considerando o enunciado, este o qual versa sobre os recursos os quais a administração deve aglutinar, a alternativa correta é a letra a-)

  • Gestão de Pessoas é responsabilidade de linha e função de staff. Chiavenato.