-
O diagrama de fluxos de dados (DFD) é uma ferramenta para a modelagem de sistemas. Ela fornece apenas uma visão do sistema, a visão estruturada das funções, ou seja, o fluxo dos dados. Se estivermos desenvolvendo um sistema no qual os relacionamentos entre os dados sejam mais importantes que as funções, podemos dar menos importância ao DFD e dedicar-nos aos diagramas de entidade-relacionamento (DER)
Um DFD é uma ferramenta de modelagem que nos permite imaginar um sistema como uma rede de processos funcionais, interligados por “dutos” e “tanques de armazenamento de dados". (Edward Yourdon)
Componentes de um DFD
DFD Entidades Externas
DFD Processos
Fluxo de dados
Depósito de dados
O DFD pode ter vários níveis de detalhamento de acordo com a necessidade do sistema. O diagrama de contexto é uma representação macro do sistema. Em seguida, temos os DFDs de níveis. O nível mais alto é conhecido como DFD de nível 0 e está logo abaixo do diagrama de contexto. Neste nível as principais funções do sistemas são mostradas. Caso o processo não esteja claro o suficiente o mesmo será aperfeiçoado a cada nível.
Quando se diz que o DFD fornece apenas uma visão do sistema,é pelo fato de que através de sua representação gráfica não nos comprometemos com a sua implementação física.
-
Quer dizer então que o Diagrama de contexto pode exibir "depósito de dados" não é Dona FCC...
Quer dizer também que pode haver relacionamento entre Entidades Externas e Depósito de Dados não é Dona FCC...
Está certo, sua banquinha fuleira!
Rasgarei os meus livros de Análise Estruturada....
-
DIAGRAMA DE CONTEXTO (DFD)
- Apresenta uma clara ideia sobre o fluxo de informações entre o sistema analisado e os elementos externos que interagem com ele.
- Delimita, em um nível genérico, quais atividades são de responsabilidade do sistema e quais não são.
- Descreve a ideia geral do sistema através de recurso visual – facilmente compreendido pelo usuário e pelo restante da equipe técnica.
Fonte: http://www.cefetsp.br/edu/carvalho/TDP/20%20-%20Diagrama%20de%20Contexto.pdf
-
Letra c.
O primeiro diagrama, com o maior nível de abstração, conhecido por diagrama de contexto, contém a representação macro do sistema com as entidades externas, depósitos de dados e o processo do sistema com os fluxos de dados.
Verdade, é o "geralzão"do DFD.
O outro diagrama apresenta os subprocessos internos ao processo do sistema, com os respectivos fluxos de dados, respeitando as ligações entre as entidades externas e depósito de dados modelados no diagrama de contexto.
Verdade, são os níveis de cada DFD, especificando cada vez mais os processos, etc.
-
Porque a LETRA A está errada? Questão muito confusa.
-
O problema da redação do item C é que ficou parecendo que pode existir ligação entre Entidade Externa e Depósito de Dados.
-
qual é o erro da D?