SóProvas


ID
791374
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Deseja-se implementar uma interface transistorizada para acionar um motor de passo de seis fios (duas bobinas com center-tap) a partir de um microcontrolador. Considerando que a capacidade de corrente de cada port de saída do microcontrolador é de 800 µA, que os transistores da interface operarão como chave e que as bobinas do motor de passo operam com corrente de 0,8 A, é necessário que cada transistor da interface seja

Alternativas
Comentários
  • Na eletrônica, o transistor Darlington é um dispositivo semicondutor que combina dois transístores bipolares no mesmo encapsulamento (as vezes chamado par Darlington).

    Esta configuração serve para que o dispositivo seja capaz de proporcionar um grande ganho de corrente (hFE ou parâmetro β do transistor) e, por estar todo integrado, requer menos espaço do que o dos transistores normais na mesma configuração. O Ganho total do Darlington é produto do ganho dos transistores individuais. Um dispositivo típico tem um ganho de corrente de 1000 ou superior. Comparado a um transistor comum, apresenta uma maior defasagem em altas frequências, por isso pode tornar-se facilmente instável. A tensão base-emissor também é maior. consiste da soma das tensões base-emissor, e para transistores de silício é superior a 1.2V.

    NESSE CIRCUITO ELE IRIA PRECISAR DE UM GANHO DE CORRENTE DE 1000A, LOGO ELE PRECISARIA DO DARLINGTON

  • Isso mesmo Rafhael. Se a saída do microcontrolador é de 800uA, que é a base do transistor e a corrente de coletor que vai acionar o motor é de 0,8A, basta dividir a IC pelo IB,0,8/0,0008=1000, onde teremos um transistor cujo ganho seja 1000.