-
b) assume que o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos, com o controle de procedimentos.
R: Omodelo burocrático foi uma resposta aos abusos e demais vícios experimentados pelaAdministração Pública Patrimonialista
-
A Administração Pública Burocrática prega o formalismo, a rigidez e o rigor técnico.
1. A Administração pública burocrática é auto-referente e se concentra no processo, em suas próprias necessidades e perspectivas, sem considerar a alta ineficiência envolvida.
2. A Administração Burocrática acredita em uma racionalidade absoluta, que a burocracia está encarregada de garantir.
3. A Administração Pública Burocrática assume que o modo mais seguro de se evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos, com o controle dos procedimentos.
4. Na Administração Pública burocrática não existe a confiança.
5. A Administração Pública Burocrática é centralizadora, autoritária.
Fonte:Matias-Pereira, José. Curso de Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. São Paulo: Atlas, 2008.
__________. Manual de gestão pública contemporânea. 1. Ed. 3. reimp. São Paulo: Atlas, 2008.
-
Segundo Luis Carlos Bresser Pereira:
"A administração pública burocrática foi adotada para substituir a administração patrimonialista, que definiu as monarquias absolutas, na qual o patrimônio público e o privado eram confundidos. Nesse tipo de administração o Estado era entendido como propriedade do rei. O nepotismo e o empreguismo, senão a corrupção, eram a norma. Esse tipo de administração revelar-se-á incompatível com o capitalismo industrial e as democracias parlamentares, que surgem no século XIX. É essencial para o capitalismo a clara separação entre o Estado e o mercado; a democracia só pode existir quando a sociedade civil, formada por cidadãos, distingue-se do Estado ao mesmo tempo em que o controla."
Fiquem com Deus e bons estudos.
-
Alguém poderia me explicar melhor o erro da letra E?
-
Assim como a Regilania, eu também tive dúvida entre a letra a e letra e.
e) o administrador público prega o formalismo, o rigor técnico e preocupa-se em oferecer serviços, e não em gerir programas.
O erro na questão é dizer que o administrador pública não se preocupa em gerir programas. De acordo com a prof.ª Giovanna Carranza "na Administração Burocrática do Brasil, o governo apoderava-se do setor público através de programas, planos"
fonte: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=oXPZOH_Iz9-71ZAt2WLptHh9NaeujuyvrFoHKV_Dp5Q~
-
A questão foi retirada de um artigo de José Matias Pereira, intitulado REFORMA DO ESTADO, TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA NO BRASIL, disponível em https://bvc.cgu.gov.br/bitstream/123456789/3066/1/reforma_estado_tranparencia_democracia.pdf
As respostas estão nas páginas 15 e 16.
Assertiva a) está errada.Trata aqui da definição da Administração Pública Gerencial.
Assertiva b) está correta. Transcrita literalmente do texto. (alínea 3 do tópico 2.2, .p15)
Assertivas c) e d) estão erradas. Tradam aqui da Administração Pública Gerencial.
Assertiva e) está errada. A preocupação da burocracia está nos processos, nos meios e não no fim, na gestão do programa portanto e não na oferta do serviço. A Administração Pública Gerencial que preocupa-se em oferecer serviços, e não em gerir programas.
-
O modelo burocrático foi uma resposta aos abusos e demais vícios experimentados pela Administração Pública Patrimonialista.
-
A letra E, está muto próxima de ser o gabarito da questão, também.
Caso de recurso?
-
Não entendo que a letra E esteja próximo de ser a correta. Como bem se sabe a Administração Burocrática tem seu foco nas tarefas e procedimentos, e não nos serviços.
-
Administração Pública Burocrática, é correto afirmar que:
o administrador público prega o formalismo ok / o rigor técnico ok
e preocupa-se em oferecer serviços? Desde quando?
Administração pública gerencial, SIM!!! é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, suas principais características.
-
Gente, eu não consegui entender de que maneira o controle rígido dos processos com o controle dos procedimentos evitaria o nepotismo.
-
O Estado burocrático
comporta instituições basicamente hierarquizadas e controle enfocado nos
processos. Combater a corrupção, os abusos e o nepotismo patrimonialista
eram seus maiores objetivos. Para tal, orientava-se pelas ideias de
profissionalização, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e
formalismo. O modelo burocrático,
presente na Constituição de 1988 e em todo o sistema do direito administrativo brasileiro,
é baseado no formalismo e na presença constante de normas e rigidez de
procedimentos.
-
O Controle Rígido dos Processo não evita o nepotismo e nem a corrupção, ele apenas dificulta essas práticas.
-
https://bvc.cgu.gov.br/bitstream/123456789/3066/1/reforma_estado_tranparencia_democracia.pdf TEM QUE LER ESTE ARTIGO NAS PÁGINAS 15 E 16 DÁ PARA MATAR VARIAS QUESTÕES DE CONCURSOS BONS ESTUDOS
-
Rogério Torres e A. Ballerine,
Percebam que a questão pede o que esta correto de acordo com o modelo de Administração Burocrática e esse modelo considera sim que o modo mais seguro para evitar nepotismo e corrupção é pelo controle rígido dos processos.
Não interessa aqui se modelos mais modernos de administração têm outras teorias sobre o assunto, interessa o que o modelo Burocrático considera. Além disso, a própria alternativa menciona que esse é o "modo mais seguro" o que significa dizer que não é o único e que também não é infalível.
-
Gabarito: letra B
Letra E inverteu no final: a preocupapação da burocrcia é gerir os programas e não a prestação dos serviços.
-
Questão quase igual a da prova de 2014 :O