-
1 - a força física deve ser o último meio utilizado.
2 - se a força física é o ultimo meio, quem dirá sacar a arma. A regra é: só saque a arma quando não tiver outro jeito.
3 - a qualquer custo? Vou sair correndo atrás do cara e deixar o dignitário? Vou dar um soco na cara dele? Um tiro no joelho? Muito amplo.
4 - o mais prudente. Manter a postura e ficar atento aos movimentos.
5 - sem comentários.
Aquela máxima: A melhor defesa é o ataque, só funciona no futebol. Aqui a regra é sempre preventiva, ou seja, evitar sempre o confronto físico e situações embaraçosas ao dignitário.
-
Em uma outra questão dessa banca disponível aqui no QC a resposta é a letra "b" .
-
Carol Galvão,
De acordo com o contexto abordado na questão, JAMAIS DEVERÁ apontar sua arma para a pessoa para intimidá-la.
-
Carol Galvão,
Provavelmente a questão que você viu pedia a questão incorreta! Como o Jonas Macedo afirmou ´´ JAMAIS DEVERÁ apontar sua arma para a pessoa para intimidá-la.`´
-
ação da mais simples para a mais complexa
objeto na mão,..Ex: se ele esta com uma caneta, não deve o segurança puxar uma arma- e sim apenas afastá-lo do VIP - simples/simples
EX2: se ele esta com uma faca e vem correndo, claro que o segurança deve agir de acordo, mande ele para e saca a arma- complexa/complexa
-
GABARITO D
O uso da arma de fogo é o último recurso a ser empregado por agentes de segurança pública, principalmente, no caso de agente de segurança judiciária.
Partindo desse princípio, o agente público deve analisar a situação rapidamente e fazer o uso escalonado ou progressivo da força.
Ex: um cidadão qualquer aparece com uma pistola na mão apontada para você ou em direção ao dignitário, você não vai esperar ele atirar, tampouco vai ficar saindo aos socos e pontapés com um cidadão comum desarmado, estando armado e alí no exercício da função. Então é bastante relativo e complexa a interpretação da situação real, por isso alguns agentes públicos armados acabam sofrendo processos na justiça por terem efetuado disparos contra pessoa. Só quem está lá no calor da emoção é que deve saber o meio de proteção e defesa que será aplicado.
-
Gabarito: D
Item A - Você viu que os preceitos básicos são: agir com firmeza, atenção, simplicidade, iniciativa e objetividade. O uso da força deve ser extremamente evitado! (Errado)
Item B - Absurdo! Jamais aponte a arma para alguém a não ser que esteja em situação de comprovado extremo perigo e agindo em legítima defesa. (Errado)
Item C - A expressão “qualquer custo” é muito perigosa, pois nos leva a crer que o simples fato de apontar a arma para alguém seria aceitável, o que, como vimos, não se concebe. (Errado)
Item D - Veja só como este item respeita direitinho aquilo que acabamos de estudar nesta parte inicial. (Certo)
Item E - Um agente de segurança displicente, nem pensar! (Errado)
PONTO DOS CONCURSOS.