SóProvas


ID
793552
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A dinamização da produção e da exportação de madeiras preciosas e da erva-mate, na Província do Paraná, no final do século XIX, está relacionada com

Alternativas
Comentários
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_Ferrovi%C3%A1ria_S%C3%A3o_Paulo-Paran%C3%A1

  • Transporte: A presença do mate na porção oeste do Estado propiciou o desenvolvimento das ferrovias na região e de atividades secundárias, como a manutenção dos engenhos, embalagem do produto, gráficas (rotulagem) 

    -Construção da estrada da graciosa em 1855:  

    • Alguns dos problemas em relação ao transporte (lento, pois era feito por muares em terrenos de relevo difícil; conservação da mercadoria durante as travessias...) foram resolvidos em 1855 com a construção da estrada da graciosa, concluída em 1873. 

    -Ferrovia Curitiba-Paranaguá- 1880/1885:  

    • A ferrovia que solucionou definitivamente a questão da demanda foi a Curitiba Paranaguá. Com isso o Paraná adentrou o mercado internacional, já que diversos navios estrangeiros atracavam no porto de Paranaguá. 

  • Mas a estrada de ferro Paranaguá Curitiba ligava ao porto de Paranaguá. Nesse caso, para interligar aos portos paulistas teria que ser interligada por outra ferrovia, que no caso seria a Rio Grande/ São Paulo. Porém ela só é iniciada pós 1912.

    A questão não se tornaria errada por esse motivo?