o comentário foi tão inócuo que resolvi comentar,rs..
Trigger é um tipo especial de procedimento armazenado no banco de dados , que é executado sempre que ocorre um Evento que desejamos controlar, por exemplo uma tentativa de exclusão protegida, enfim uma tentativa de modificar os dados de uma tabela que é protegida por ele.
Via de regra é utilizada para ajudar a manter a consistência dos dados ou para propagar alterações em um determinado dado de uma tabela para outras. Um bom exemplo é um gatilho criado para controle de quem alterou a tabela , nesse caso, quando a alteração for efetuada, o gatilho é "disparado" e grava em um log Evento, alteração, o usuário e data/hora da alteração.
No âmbito dos bancos de dados, faz parte dos comandos SQL , a seguir um exemplo do Wikipidia:
CREATE TRIGGER Momento_Exec (BEFORE/AFTER) Evento_disparador (INSERT/UPDATE/DELETE)ON tabela_evento[REFERENCING NEW AS novo_nome OLD AS nome_antigo] (Opcional, em caso de delete para copiar os dados para outra tabela)[nivel_gatilho] (FOR EACH ROW (linha) / FOR EACH STATEMENT (comando) - determina como será executado o BLOCO_COMANDOS_SQL)[condição_exec] (WHEN )BLOCO_COMANDOS_SQL[]sEdson
b-
Use the CREATE TRIGGER statement to create and enable a database trigger, which is:
A stored PL/SQL block associated with a table, a schema, or the database or
An anonymous PL/SQL block or a call to a procedure implemented in PL/SQL or Java
Oracle Database automatically executes a trigger when specified conditions occur.
https://docs.oracle.com/cd/B19306_01/server.102/b14200/statements_7004.htm