-
Gab. D
Pessoal, quando falamos de mapear estamos falando de definir, estabelecer, então é necessário compreender (entender) o que está sendo executado, registrar e medir.
Por eliminação facilitaria a resolução da questão: letra A e B eliminaria pela palavra cortar, letra E pela palavra duplicar, ficaria realmente em dúvida pela letra C e D, só que o entender é uma característica típica do mapeamento.
Fonte: EVP
Bons estudos !!
-
A partir de uma ação que chamamos de Mapeamento de Processos Organizacionais, que é uma análise profunda e completa de todos os processos de todas as áreas da empresa de forma detalhada. O primeiro passo é formar um comitê entre pessoas que detenham senso crítico, fixar um presidente deste, e depois fazer reuniões semanais onde os membros das áreas explicam a eles detalhadamente o processo atual. Nesta fase o importante é entender e não corrigir, o comitê apenas anota tudo, pode e deve até perguntar o por que das coisas para entender, mas jamais propor a solução na hora. Neste ponto tudo é anotado, tanto o que está certo, quanto o que está errado, confuso ou incompleto. Depois da reunião o comitê se reúne e debate as anotações e cria um Processo Padrão, mantendo o que está correto e mudando o que está errado, clareando o confuso e completando o que está incompleto. Fechada a proposta, o gestor da área que em que foi mapeado o processo avalia as alterações e aprova conjuntamente com o comitê, assim, como em certos casos com a Diretoria da empresa.
Por Professor/Administrador Juliano Correa
-
Para entender melhor o Mapeamento de Processos e o procedimento de melhorias:
-
• Guia "d" Simplificação Administrativa
Elaborado visando a simplificação dos processos de trabalhos, Eliminar rotinas e fluxos desnecessários e desconexos de trabalho e ser eficiente - diminuir o tempo e os custos das atividades realizadas
• Manual - 10 passos de uma sequencia lógica subdivididos nas seguintes etapas
• Planejamento
Mapeamento do processo - Levantamento das etapas e normas, identificação dos elementos do processo e desenho do fluxograma do processo.
• Analise e melhoria dos processos
• Implementação das melhorias
-
Mas a questão não perguntou apenas sobre o mapeamento. Ela diz "questionar e melhorar"
Se fosse só mapear, tudo bem considerar correto "entender, documentar e medir."
Mas somente com o mapeamento não se melhora o processo, não é?
-
Mapear a estrutura de um processo complexo é
determinante para sua avaliação de forma simplificada. A sequência que
possibilita questionar e melhorar esse processo é: entender, documentar e
medir.
-------------------
Durante o gerenciamento de processos podem-se utilizar metodologias que auxiliem o gestor a mapear e entender seus processos, documentá-los, identificar os problemas e sugerir melhorias para sua otimização (OLIVEIRA, 2007 ; DE SORDI, 2008) PÁG 15.
(...) As organizações necessitam entender e medir seus processos, que devem ser direcionados por parâmetros pré-estabelecidos, baseados na visão do negócio e nas expectativas dos clientes, para então, aperfeiçoá-los. Pois, medidas eficazes, combinadas com medições comuns eficientes, proporcionam uma boa base para as atividades de melhoria de processos (SMART; MADDERN; MAULL, 2008, p.8) PAG. 39
http://www.pg.utfpr.edu.br/dirppg/ppgep/dissertacoes/arquivos/166/Dissertacao.pdf
-
guilherme,
a questao pergunta qual a sequencia que pode melhorar o processo de mapeamento ... e nao o processo integral
-
Alana também marquei a letra C, mas relendo a questão percebo que, como você pontuou,ela traria melhoria dos processos, mas a questão requer aquela que traz a melhoria do mapeamento.
-
Alana e Maira,
Tbm marquei a letra C.
Depois, relendo a questão, percebi que o processo não será, necessariamente, redesenhado.
Antes de redesenhar, precisa-se medir (etapa de controle) para saber se há desvios (aí sim, se houver, redesenhá-lo).
Acho que por isso é a letra D.
-
Questão muito bem formulada que pega mais o lado 'gramatical' que propriamente gerencial. Vejamos:
Mapear a estrutura de um processo complexo é determinante para sua avaliação de forma simplificada. A sequência que possibilita questionar e melhorar esse processo é :
Perceba que a banca fala em mapear um processo para avaliá-lo. Depois, questiona qual a sequência que possibilita melhorar esse processo. De fato, temos que ENTENDER (mapear), DOCUMENTAR (tudo o que vimos e mapeamos) e depois MEDIR (ponderar o que está ou não correto)
-
Concordo com a opinião do Guilherme Garcia.
O avaliador pede o questionamento e MELHORA do processo, julgando a letra C mais adequada.
-
-
Putz.... foi difícil de engolir essa D. Como entender foi posto amplo, tipo (analisar). BOA!
-
A questão pede a sequência que possibilita questionar e melhorar o PROCESSO DE MAPEAMENTO. A letra C) se refere à fase posterior ao mapeamento, que é o redesenho ou modelagem de processos (crticar e melhorar).Nessa fase serão propostas mudanças a partir da análise da situação atual diagnosticada pelo mapeamento.Vejamos:
a) Criticar e rever pertencem à fase de modelagem. Cortar um processo pode estar presente na modelagem, caso o processo não seja necessário.
b) Documentar pertence à fase de mapeamento.Ampliar e recortar estão relacionados à modelagem.
c) Medir pertence à fase de mapeamento, ou seja, nessa fase é preciso dimensionar o processo. Criticar e redesenhar estão na fase seguinte de modelagem, na qual serão propostas mudanças a partir do mapeamento (situação atual).
d) Entender,documentar e medir estão corretas. É preciso primeiro entender o funcionamento de um processo para então documentá-lo, permitindo a visualização de seus pontos críticos.
e) Comparar pertence à modelagem. Executar não pertence necessariamente a uma fase, talvez na simulação/teste do processo para que se avalie se o que foi modelado vai realmente funcionar na prática. Duplicar, via de regra, não é desejável, já que a gestão por processos visa dar ênfase aos processos críticos, que aumentam o valor percebido pelo cliente, podendo até mesmo resultar no descarte, caso o processo não se mostre necessário.
-
"A sequência que possibilita questionar e melhorar esse processo" é diferente da sequência que questiona e melhora esse processo.
-
Letra (d)
O Mapeamento é fundamental para a identificação dos processos nas empresas e para análise sistêmica das organizações, possibilitando desenhar e representar seqüências de processos, atividades e tarefas para entender, documentar e medir.
Fonte: www.wisecallcenter.com.br/wise10.qps/Ref/QUIS-8537KN
-
Letra (D). entender, documentar e medir.
O mapeamento gera diversos benefícios para as organizações, dentre eles:
- Conhecer e entender quais são os diversos agentes internos e externos envolvidos no processo
- Uma melhor compreensão do real impacto que o processo tem para a organização e seus clientes;
- Saber quais são as interdependências e as relações entre as diversas áreas envolvidas no processo;
- Identificar quais são os fatores críticos no processo; (equivale ao "documentar")
- Avaliar se o processo é bem executado e se é necessário; (equivale ao "medir")
- Propor alterações no processo;
Em suma, as demais assertivas já se tornam erradas a partir do momento que pretendem modificar, de alguma forma, o processo ("cortar", "redesenhar", "duplicar").
At.te, CW.
RODRIGO RENNO. Administração Geral para Concursos. 2ª edição. Editora Método, 2015.
-
Concordo com o Guilherme Garcia...
-
Esta quest„o poderia ter sido apenas prestando atenÁ„o ao
enunciado. A própria banca afirma que está pedindo “a sequência que possibilita questionar e melhorar esse processo”.
Deste modo, a alternativa certa n„o poderia incluir as etapas de
“criticar” e “rever”, não é mesmo? Com isso, as letras A e C já estariam eliminadas.
A letra B est· tambÈm errada, pois n„o poderÌamos cortar ou ampliar um processo antes de question·-lo. A letra E est· errada pelo mesmo motivo. A ̇nica alternativa correta È mesmo a letra D, que È o nosso gabarito.
Rodrigo Rennó
-
Aaah Gestão de Processos, matéria de Satanás
-
O EXAMINADOR TAVA DROGADO, SEM DÚVIDA.