SóProvas


ID
794833
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre os variados modelos de estratégia existentes, poucos são os que possuem utilidade para a área pública, em sua administração direta, requerendo adaptações para seu aproveitamento prático. Considerando a realização de um estudo para órgão da administração direta federal, o TST, são modelos de estratégia que se aplicam contemporaneamente com mais precisão a estes tipos de órgãos:

Alternativas
Comentários
  • No quadro da globalização da economia, em que o âmbito e a natureza da concorrência estão em profunda mutação, com as empresas a enfrentarem novos desafios na sua relação com o mercado e a sua envolvente de negócios, a cooperação empresarial, enquanto instrumento estratégico potencialmente indutor de atitudes inovadoras por parte dos agentes empresariais, pode constituir-se como uma via privilegiada para a exploração de oportunidades de negócio não acessíveis a empresas de menor dimensão, se agindo de forma isolada.
    Ganhar dimensão, partilhar custos e riscos, obter ganhos organizacionais e promover a aprendizagem são, pois, algumas das vantagens que as empresas podem retirar ao adotarem estratégias de cooperação.
  • Resposta Correta é a E, pois um dois modelos de estrategia é a cooperação.
  • ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTER

    1- DIFERENCIAÇÃO (produtos/serviços únicos);

    2- LIDERANÇA DO CUSTO;

    3- FOCO (escolher um segmento de mercado e concentrar-se nele).


  • Muitos dos modelos de estratégia empresarial são desenvolvidos para o setor privado,  baseados na busca pela lucratividade. Todavia,  o setor público,  em particular a administração direta,  não pode aplicar esses modelos, ressalvados alguns casos com certas adaptações. Ressalta-se ainda que o TST, como órgão integrante do Poder Judiciária,  é responsável por uma atividade típica de Estado,  qual seja,  a atividade jurisdicional que só pode ser prestada pelo próprio Estado.

     

    a) Errada: o modelo de cinco forças de Porter destina-se a analisar a capacidade de competição das empresas,  analisando o ambiente de mercado para estimar a capacidade dessa empresa obter lucro e satisfazer seis clientes no futuro. Assim, não é um modelo que atende o enunciado. 



    b) Errada: as privatizações não podem ser aplicadas às atividades típicas de Estado,  além do que já foi mencionado sobre o modelo de cinco forças de Porter.



    c) Errada: estratégia de nichos de mercado trata-de de um modelo de diferenciação de produtos ou serviços oferecidos.  Nesse modelo,  a empresa busca explorar um ramo ainda não explorado pelas concorrentes. Por conseguinte,  durante certo tempo,  será referência em qualidade nesse setor. Também não é um modelo que atende o enunciado.



    d) Errada: novamente,  não se pode privatizar a atividade jurisdicional. 



    e) Correta: esse é um modelo possível.  O Estado deve buscar cooperação com outros setores para fornecer um serviço melhor e mais barato.  O termo diferenciação está sendo utilizado para designar a busca por novas alternativas com custo mais baixo para a população. 

     

    Comentário Herbert Almeida

  • As 5 forças de PORTER

    https://www.andremassaro.com.br/wp-content/uploads/2020/10/forcas-de-porter-mapa-mental.jpg