-
Organizações por Processos
Processo entre outros significados é o modo por que se realiza ou executa uma coisa; método, técnica.
(AURELIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA, 1977).
Quando aplicado esse conceito nas organizações, temos um novo entendimento que diz que o negócio precisa focar aquilo que pode ser feito para agradar aos clientes externos. Nas organizações por processos o cliente é o centro de tudo e o objetivo é oferecer a ele um produto de maior benefício, de maneira mais rápida e a um custo mais baixo.
Nesse tipo de organização os funcionários entendem o processo como um todo, nesse nível se valoriza o trabalho em equipe, a cooperação, a responsabilidade individual e a vontade de fazer um trabalho melhor. Os funcionários se tornam polivalentes, não limitados apenas a suas atividades.
-
As práticas organizacionais e gerenciais são um fator central para a competitividade das organizações. Os ganhos resultantes das disputas entre as
organizações podem ser medidos mediante redução de custos e também por seus efeitos qualitativos, como rapidez, flexibilidade e confiabilidade da produção (World Investiment Report, 1995). Evidentemente, a qualidade do capital humano, especialmente do corpo gerencial das organizações, é um fator chave nessa questão. Para ser competitiva, a organização terá de assimilar muito bem o significado da expressão flexibilidade (Kiliminnik,1997).
-
Gestão de Processos
É o instrumento que orienta a modelagem e a gestão de processos voltados ao alcance de resultados. A descrição envolve a reflexão acerca de características de validade dos produtos e serviços prestados, de referências (normas e conhecimentos) observadas, de recursos consumidos e dos insumos necessários à tomada de decisão com qualidade pelas pessoas e pelas instituições públicas.
http://www.gespublica.gov.br/ferramentas/pasta.2010-04-26.0851676103
-
A primeira afirmativa foi considerada correta pela banca. A frase, entretanto, é ambígua e pode ser entendida pelo candidato como uma simples substituição das pessoas pelos processos. O que ocorre é uma mudança no foco ou ênfase da gestão - que sai das pessoas para os processos. Naturalmente, as pessoas não deixam de ser importantes em organizações geridas por processos. De acordo com Maranhão e Macieira[1],
"Cada pessoa numa organização tem parte da informação dos processos de trabalho executados. A interação entre as pessoas, mediante a insubstituível capacidade de associação do ser humano, torna possível que as partes resultantes dos processos parciais (subprocessos) sejam integradas e completadas. Cada pessoa contribui com uma parte da informação (aquela que lhe é comunicada), necessária à execução do seu trabalho específico. A equipe como um todo, como têm inteligência, Consegue completar o ciclo do processo, mesmo que haja alguns engasgos nas interfaces."
A segunda afirmativa está correta, pois na gestão por processos a melhoria deve ser buscada constantemente. Finalmente, a terceira frase também está correta. O cliente deve ser o foco principal de uma organização gerida com foco nos processos.
Deste modo, a questão deveria ser anulada ou ter seu gabarito alterado para a letra D.
Fonte Rodrigo Rennó. http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=pNfGfd3zO9_0I8RucqIXvm9rQuTNiBJp6Qu_zs-ky9Y~
-
dia 31 /10 sai o resultado final . Espero que essa questão seja anulada ou altere o gab para letra D
Processos tomarem o lugar das pessoas .... Só a FCC mesmo para considerar isso como certo
-
Eu pesquisei sobre a prova e a FCC não alterou o gabarito dessa questão... talvez a banca entenda que os processos tomam o lugar dos funcionários na busca pela solução, talvez pelo fato de o processo discriminar as etapas que se deve seguir (os fluxogramas, por exemplo), ou pelo fato de padronizarem uma atuação... enfim... gabarito oficial após recursos manteve a letra C para essa questão.
-
Pessoal o professor de Administração Geral e Pública, Herbert Almeida, fez os seguintes comentários que me ajudaram a compreender a questão:
I. Correto: ao organizar-se por processos, os processos serão os temas centrais nos problemas da organização. Não existirá a preocupação com este ou aquele funcionário, e sim com este ou aquele processo;
II. Correto: partindo do princípio que a organização pública não se organiza por processo, quando ocorrer a necessidade de melhoria, irá se buscar um funcionário que seja melhor que o atual; já na organização por processos, serão identificadas oportunidades de melhoria para aprimorar o processo;
III. Correto: os usuários (clientes e colaboradores), os serviços (o que é oferecido) e o fluxo de trabalho (regras sobre como a produção percorre a organização) são essenciais na gestão por processos, logo fazem parte da gestão da organização, influenciando a tomada de decisão dos gestores.
Fonte: http://www.tecconcursos.com.br/artigos/apresentacao-professor-de-administracao-geral-e-publica
-
Polêmica, hein?! Errei por conta da assertiva I.
-
Assertiva I muuuuito mal formulada....
-
nossa desde de quando funcionário é problema...vooooltz
-
Não se trata de saber qual alternativa é certa ou errada. Trata-se de saber qual das alternativas podem ser estudadas e inclusas num relatório. Realmente as 3 podem ser tratas com minúcias, estudadas e relatadas, mas a alternativa 1 está errada, no meu ponto de vista.
-
Acredito que Marcus Michel está mais certo. Após o gabarito, em algumas questões, só fazendo uma nova teoria para justifica-lo.
-
Gabarito C
Comentário ao item I
I. Os funcionários são parte importante dos problemas. Ao organizar-se
por processos, os processos tomam esse lugar das pessoas.
A afirmativa diz que, ao organizar-se por processos, esses é que passam a ser o ponto chave na resolução de problemas, não mais os funcionários.
Lembrando que na gestão por processos há uma visão sistêmica (global) para obtenção de resultados, diferente da visão funcional (funcionário).
-
I. Os funcionários são parte importante dos problemas. Ao organizar-se por processos, os processos tomam esse lugar das pessoas. OS PROCESSOS TOMAM ESSE LUGAR ( parte importante dos problemas) Okay. Mesmo assim é bem tosca essa formulação...
-
Redação da questão tá um lixo!
-
TOSCA é uma ótima definição para esta questão Oscar Gestor.
A alternativa II também é tosca porque fala 2 coisas que podem ser feitas em qualquer organização, está correta simplesmente porque poderia ser aplicada em qualquer lugar:
Na organização pública, pode-se buscar um funcionário melhor -> não precisa ser org pública, pode-se buscar um funcionário melhor em qualquer organização. A Org pública no Brasil tem a desvantagem de que mesmo encontrando um funcionário melhor, normalmente não vai poder dispensar o pior
Na organização por processos, pode-se sempre melhorar o processo. -> Pode-se sempre melhorar um processo até dentro da nossa própria casa, não é necessário ter uma organização por processos para fazer isso.
-
Alguém sabe porque a banca manteve a assertiva I correta?
Tá osso fazer essas provas de advinhação :(
-
MAIS UMA PRA CONTA DAS POLÊMICAS. CONCORDO QUE A REDAÇÃO ESTÁ PÉSSIMA (NA I).
-
A primeira afirmativa foi considerada correta pela banca. A frase, entretanto, é ambígua e poderia ter sido entendida pelo candidato como uma simples substituição das pessoas pelos processos. O que realmente ocorre é uma mudança no foco ou ênfase da gestão – que sai das pessoas para os processos. Naturalmente, as pessoas não deixam de ser importantes em organizações geridas por processos. De acordo com Maranhão e Macieira:
“Cada pessoa numa organização tem parte da informação dos processos de trabalho executados. A interação entre as pessoas, mediante a insubstituível capacidade de associação do ser humano, torna possível que as partes resultantes dos processos parciais (subprocessos) sejam integradas e completadas. Cada pessoa contribui com uma parte da informação (aquela que lhe é comunicada), necessária à execução do seu trabalho específico. A equipe como um todo, como têm inteligência, consegue completar o ciclo do processo, mesmo que haja alguns engasgos nas
interfaces. ”
Entretanto, a banca não alterou o seu entendimento sobre esta afirmativa. Já a segunda afirmativa está correta, pois na gestão por processos a melhoria deve ser buscada constantemente. Finalmente, a terceira frase também está correta. O cliente deve ser o foco principal de uma organização gerida com foco nos processos. Deste modo, o gabarito foi mesmo a letra C.
Fonte: Estratégia Concursos
-
Pessoal, não reclamem do texto.
Vai ver que a pessoal que redigiu a questão é DE FATO um administrador público. Esperar o que né?
-
Eu só acho que está mais do que na hora de reformular os concursos públicos, é muita coisa desnecessária, que torna-os cada vez mais cansativos e no final acabam não alcançando o real objetivo que é um funcionário que sabe as coisas primordias e sim uma marionete que estuda apenas para passar no concurso público.
-
Como assim????!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Dá é vontade de você largar qualquer apostila ou curso desse jeito!!!! kkkkkk...OLHE...EU duvido...DUVIDOO alguém me mostrar que em ALGUM CURSO DESTE PAÍS INTEIRO, algum professor tenha ensinado o que esta escrtio nO ITEM I !!
MAS EU DUVIDOOOOOOO!!!!!!
KKKKKKKKKKK...cara, essa questão de concursos esta um samba do criolo doido!!! Os caras escrevem qualquer asneira na prova, sem EMBASAMENTO OU BIBLIOGRAFIA alguma....e pronto, dão a resposta como certa!!!! KKKK
Agora antes da prova o ideal é fmar um baseado, senão você não chega ao "nível" do examinador....tsc, tsc.....
-
Fabiano, kkkkkk
Sinto discordar, mas meu professor, José Wesley, explicou exatamente isso, inclusive resolveu essa questão conosco.
-
-
Legal! E seu professor fez como alguns mestres aqui do QC que copiam e colam algo, ou realmente conseguiu te convencer de que o primeiro enunciado esta certo?
Por favor divida com os colegas.
Pois nem Chiavenato me convence dessa redação ridicula ai
-
super hardcore essa questão!!!!!
Fabiano Souza, um só não! Vários! rs
-
Entenda processos como androids/processadores que substituirão as pessoas sendo mais importantes que elas. Só assim consigo enxergar o ítem 1 como correto!
-
"I. Os funcionários são parte importante dos problemas. Ao organizar-se por processos, os processos tomam esse lugar das pessoas. "
Afirmação tirada da bunda.
-
Estou junto com vocês , redação da I totalmente DUVIDOSA E OBSCURA !
Não temos base nenhuma para afirmar que os principais problemas são as pessoas. Uma definição básica : Desempenho = motivação + competência / amparados por um contexto organizacional favorável.
Uma organização pode ter ótimos funcionários , mas mesmo assim um desempenho ruim. Logo , ao gerenciar o processo , será identificado a necessidade de uma REENGENHARIA , o que invariavelmente culminará no desenvolvimento de um novo processo O QUE NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER com as pessoas da organização.
Essas matérias de administração deveriam ser cobradas somente em partes objetivas ( coisas que são pacificadas - como definições de ciclos , gerenciamentos - que são padronizadas pelo CBOK ou pela SDPS). AI VEM UM EXAMINADOR - BRINCALHÃO - e manda uma dessas...
-
TA COMPLICADO ESSAS REDAÇÕES E TEM PESSOAS QUE APOIAM A FCC AINDA .
-
Processos tomar o lugar de pessoas ???
-
Os funcionários são parte importante dos problemas.?? parte importante por causar ou resolver o problema?
-
"II. Na organização pública, pode-se buscar um funcionário melhor. Na organização por processos, pode- se sempre melhorar o processo."
Sempre? Quem garante isso? Não existe uma forma de gestão imune a erros/falhas, que garanta 100% de melhoria em todos os casos.