SóProvas


ID
794983
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência, está correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A FCC deu como gabarito da questão letra C, porém a questão deveria ter sido anulada porque nem sempre a prececedência entre Ministros é dada pela data de criação histórica, segundo o decreto nº 70.274/72 em seu artigo 4º § 1º Quando estiverem presentes personalidades estrangeiras, o Ministro de Estado das Relações Exteriores terá precedência sobre seus colegas.
  • Art . 4º A precedência entre os Ministros de Estado, ainda que interinos, é determinada pelo critério histórico de criação do respectivo Ministério, na seguinte ordem: Justiça; Marinha; Exército; Relações Exteriores; Fazenda; Transportes; Agricultura; Educação e Cultura; Trabalho e Previdência Social, Aeronáutica; Saúde, Indústria e Comércio; Minas e Energia; Planejamento e Coordenação Geral; Interior; e Comunicações.

            § 1º Quando estiverem presentes personalidades estrangeiras, o Ministro de Estado das Relações Exteriores terá precedência sobre seus colegas, observando-se critério análogo com relação ao Secretário-Geral de Política Exterior do Ministério das Relações Exteriores, que terá precedência sobre os Chefes dos Estados-Maior da Armada e do Exército. O disposto no presente parágrafo não se aplica ao Ministro de Estado em cuja jurisdição ocorrer a cerimônia.

    Logo, sempre, pra FCC, é algo mitigado.

  • Alternativas d e e são explicadas pelo seguinte trecho:

     Art . 1º O Presidente da República presidirá sempre a cerimônia a que comparecer.

      Parágrafo único. Os antigos Chefes de Estado passarão logo após o Presidente do Supremo Tribunal Federal, desde que não exerçam qualquer função pública. Neste caso, a sua precedência será determinada pela função que estiverem exercendo.

  • GABARITO ERRADO

     

    Nem sempre a ordem de precedência entre os Ministros de Estado será pela data de criação de seus respectivos ministérios, a exempo de quando a cerimônia tiver como convidados autoridades extrangeiras, fato este em que o Ministro das Relações Exteriores terá precedência sobre seus colegas. 

  • Questão passiva de anulação!