... Ele cria certos tipos de expectativas sobre as quais se seguem consequências em decorrência de diferentes ações...
Gente, quando alguém entra numa organização e já sente o clima, isso cria expectativas a respeito do que ela pode encontrar. Pode-se esperar coisas boas, bons amigos, um bom chefe, como também se pode esperar conflitos, dificuldades de comunicação, etc.
Pense que quando entramos em uma empresa e nos tornamos bem próximo de alguém, o que esse alguém nos passar logo de cara, criará em nós uma grande expectativa do que teremos lá (isso pode nos animar ou desanimar, a priori). Ainda nem sabemos se as pessoas são mesmo fofoqueiras e falsas como essa pessoa diz, ou se o chefe é tão bacana e o trabalho tão legal, mas essas informações já nos darão um alerta. O clima é o que vamos encontrar nessas pessoas, no ambiente, mas só ao nos ambientarmos é que teremos as percepções reais do que se passa de fato ( ou me frustro, me satisfaço, etc)
Clima organizacional.
Refere-se a um conjunto de percepções, opiniões e sentimento que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em determinado momento ou situação, sendo, portanto, passageiro e superficial. Caracteriza-se como um fenômeno geralmente de caráter menos profundo e que pode mudar em menor tempo. Diferente da cultura, o clima é avaliativo e descritivo, uma vez que, além de poder ser descrito, pode ser avaliado quanto ao grau de intensidade dos itens que o compõem, por meio da pesquisa de clima organizacional.
O clima organizacional pode ser definido como o grau de satisfação dos gentes da organização com os vários aspectos da cultura organizacional.
É um conceito que se refere ao ambiente interno da organização. Trata-se da manifestação de um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização.
Enquanto a cultura trata da essência da organização e é relativamente estável, o clima organizacional é a síntese das percepções dos funcionários sobre a organização e o ambiente de trabalho, sendo algo mais temporário. Assim, as mudanças de cultura tendem a ser mais difíceis e demoradas do que a mudança do clima organizacional, que podem ser implementadas em um prazo mais curto.
O clima organizacional é uma decorrência da cultura organizacional, tanto de seus aspectos “positivos” e motivadores quanto de seus aspectos “negativos” e geradores de conflitos, sendo mais facilmente perceptível e manejável pela organização do que a sua cultura.
Percebe-se, deste modo, que o clima organizacional está muito relacionado à motivação e comportamentos dos funcionários. Um clima positivo influencia positivamente o trabalho das pessoas, enquanto um clima negativo pode “pesar” e fazer com que os funcionários passem a se sentir menos motivados. Além disso, funcionários desmotivados tendem a gerar um clima organizacional negativo, gerando um ciclo negativo na organização.
Nesse sentido, o clima organizacional pode ser classificado como favorável (ou bom) ou não favorável (ou ruim) ao bom desempenho do trabalho. O clima favorável proporciona as condições para um maior comprometimento por parte dos funcionários enquanto um clima desfavorável pode fazer com que os funcionários se desagreguem no trabalho. De forma diversa, as pessoas dentro da organização podem classificar o clima de várias formas qualitativas, como: bom, ruim, neutro, frio, caloroso, desafiador, pegando fogo, depressivo, ameaçador, etc.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online