SóProvas


ID
795109
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Na abordagem atual, a avaliação de desempenho deve se preocupar mais efetivamente

Alternativas
Comentários
  • A Avaliação de Desempenho deve ser um processo dinâmico, bidirecional, interativo e, sobretudo, criativo, pelo qual executivo e subordinado interagem no sentido de criar condições para uma constante melhoria do desempenho, das tarefas, da qualidade de vida e, consequentemente, do melhor alcance dos objetivos organizacionais e individuais.
    Assim, a avaliação de desempenho não é um fim em si mesma, mas uma ferramenta, um meio para melhorar os resultados do desempenho e proporcionar condições e oportunidades de crescimento profissional e de participação pessoal.

    Fonte: Chiavenato. Administração Geral e Pública, 2012, p.153
  • “As limitações dos métodos tradicionais de avaliação de desempenho têm levado as organizações a buscar soluções criativas e inovadoras. Estão surgindo novos métodos de avaliação do desempenho que se caracterizam por uma colocação totalmente nova do assunto: auto-avaliação e autodireção das pessoas, maior participação do funcionário em seu próprio planejamento de desenvolvimento pessoal, foco no futuro e na melhoria contínua do desempenho.”
     
    Fonte: Gestão de Pessoas
    Autor: Idalberto Chiavenato
  • d) CERTO.

    O principal objetivo da avaliação de desempenho é avaliar o desempenho passado para melhorar o desempenho futuro. 

    Fonte: Andreia Ribas e Cassiano Salim (Gestão de Pessoas para concursos). 


  • Por que avaliar?

    Luiz Cesar Araújo traz quatro motivos da utilização da avaliação de desempenho:

    1 - Alicerçar a ação do gestor.

    2 - Nortear e mensurar o processo de treinamento e desenvolvimento.

    3 - Facilitar o feedback das pessoas.

    4 - Facilitar o progresso das organizações.

  • Gabarito: D.

     

    Na visão de Benedito Rodrigues Pontes, a avaliação de desempenho é um programa amplo que deve, antes de tudo, servir como retroinformação sobre o desempenho do empregado na criação do clima de diálogo “chefe/subordinado”, a fim de melhorar o desempenho e servir como instrumento de desenvolvimento de carreira. Assim, a avaliação de desempenho é um poderoso meio de identificar os potenciais dos funcionários, melhorar o desempenho da equipe e a qualidade das relações dos funcionários e superiores, assim como estimular aos funcionários a assumir responsabilidades pela excelência dos resultados pessoais e organizacionais.

     

    Vejamos as incorreções das outras alternativas:

     

    a) Errada. A avaliação de desempenho exige reflexões contínuas, principalmente no campo profissional e na gestão de desempenho. Assim, a ultrapassada visão de que a avaliação é referente a fatos passados não deve ser mais considerada.

     

    b) Errada. A avaliação de desempenho deve considerar aspectos específicos de cada organização e cada avaliado. A técnica do benchmarking, por exemplo, pode ser adotada, mas a mera “importação” de modelos já implantados pode não refletir a realidade da organização.

     

    c) Errada. A avaliação de desempenho possui como função principal a melhoria do desempenho do avaliado, considerando tanto os pontos fracos como os pontos fortes.

     

    e) Errada. O autor destacado considera que a avaliação de desempenho auxilia o desenvolvimento da carreira, que nem sempre poderá refletir em progressão na carreira. Isso quer dizer que o desenvolvimento tanto pode referenciar o próprio cargo quanto a própria carreira dentro da organização.

     

    Fonte: Comentários do Prof. Adriel Sá (Gran Cursos).

  • Na abordagem atual, a avaliação de desempenho deve se preocupar mais efetivamente auxiliar cada funcionário na progressão da carreira.