SóProvas


ID
795190
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um DBMS (Database Management System), a chave

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa é C.
    a) Pode sim ser considerada chave primária;
    b) Deve-se optar por campo do tipo numérico e não alfanumérico;
    c) Resposta CERTA;
    d) Não existe esse conceito de chave secundária, existe o de chave candidata, mas acho que é isso o que ele quis dizer;
    d) Pode sim conter valores nulos.
  • Complementando o colega, segue link sobre "chave secundária": http://www.ufpa.br/sampaio/curso_de_estdados_2/Arq_Tipo_Lista/aula14_1_arquivos1.htm

  • c) estrangeira permite estabelecer a relação de uma entidade com a chave primária de outra entidade, desde que as chaves envolvidas nessa relação tenham conteúdos diferentes de nulo.

    A chave estrangeira não pode ser nula não ? Foi nessa parte que fiquei em dúvida.


  • O atributo que faz referência à chave estrangeira pode estar nulo, o que não pode estar nula é a chave primária das duas tabelas que se relacionam.

    Ex.: Tabela FUNCIONARIO tem um campo ENDERECO que é chave da tabela ENDERECOS.

    Se o campo ENDERECO de FUNCIONARIO não for obrigatório, então sim, ele pode estar nulo, sem problema nenhum. Pelo que entendi, a alternativa C estava dizendo que a chave primária de FUNCIONARIO e a chave primária de ENDERECOS devem estar preenchidas, para haver essa relação, o que é obvio: não tem como eu fazer uma relação utilizando uma informação que não existe. Além disso, chave primária tem que ser de preenchimento obrigatório:

    "Todas as colunas definidas em uma restrição PRIMARY KEY devem ser definidas como NOT NULL. Se a nulidade não for especificada, todas as colunas participantes de uma restrição PRIMARY KEY deverão ter sua nulidade definida como NOT NULL."

    Fonte: http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms179610.aspx#pkeys

  • A FK pode sim ser nula, mas, conforme pedia na opção para você COMPARAR ela com a PK obrigatoriamente as duas não podem estar nulas, senão não compara, mas além disso a questão não reforça a necessidade de elas terem o MESMO valor e isso é tão importante quanto ambas não estarem nulas.

  • "As restrições UNIQUE permitem um valor NULL."

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ms191166(v=sql.105).aspx