SóProvas


ID
795340
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Os incidentes relacionados a autoridades trazem consigo reflexos à imagem tanto do dignitário quanto do órgão público a que ela se vincula. As ações desenvolvidas no sentido de evitar ou interromper eventuais agressões devem observar princípios balizadores em quaisquer circunstâncias. Neste sentido, são princípios que devem nortear o uso da força por agentes de segurança pública na intervenção em uma ação delituosa contra o dignitário:

Alternativas
Comentários
  • A disciplina acima citada foi ministrada pelo Cap. PM Antonio Casado de Farias Neto, da Polícia Militar de Alagoas; que é também negociador da policia militar do seu Estado, nas ocorrências de crises- rebeliões, seqüestros, etc. O Estado detém o poder legal do uso da força; este é um ponto pacífico e, não da violência, pois esta, é um recurso qualificado da força, podendo ser abusiva. O instrutor afirma, por exemplo, que o uso da força, embora legal, necessita revestir-se de um tripé - legalidade, necessidade e proporcionalidade, bem como base central, a ética.
  • Alternativa correta letra E.

    Questões da FCC devem ser resolvidas se verificando as alternativas mais corretas. Assim sendo, podemos analisar que a mais completa é a letra E. Analisando questão por questão:
    Letra A - O termo oralidade e transparência não tem emprego aqui.
    Letra B - O princípio da ampla defesa é aplicado no ramo jurídico, nos meios processuais.
    Letra C - Letalidade não deve ser utilizado pois poderão existir agressões não letais.
    Letra D - Celeridade e publicidade não tem emprego nesse meio.
    Letra E - Correta.
  • LeTTTTTTTTTTTTTTTTTTTalidade passou batido... 

  • Questão tranquila...  dava pra fazer por eliminação

  • O emprego da força pelo segurança deve ser visto como um recurso extremo, do qual o verdadeiro profissional apenas lançará mão quando todos os recursos de diplomacia e prevenção vierem a falhar. O agente de segurança pessoal é o "que evita problemas". que trabalha em prol do completo bem estar e integridade da pessoa segurada.

     

    FONTE: http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/SDVC.pdf

  • GABARITO E

     

    A ação de um agente de segurança pública deve se basear na legalidade, proporcionalidade e necessidade.  Todo agente público da área de segurança deve fazer o uso escalonado da força, que somente será empregada se das outras medidas não surtirem efeitos positivos.

  • Faltou moderação e conveniência.