SóProvas


ID
795937
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo o Sr. Wilson Borges (morador das proximidades do Riacho das Piabas, atual canal que atravessa o Crato), até meados dos anos noventa do século passado, nunca havia ocorrido cheias com alagamentos no centro da Cidade de Crato, mesmo em épocas de chuvas acima de 120mm.
No início de 2011, o centro dessa cidade sofreu drasticamente com essa nova onda de catástrofes que se tornaram frequente a partir do século XXI. Sobre essa situação de desequilíbrio ecológico, com a alteração do regime natural do nascedouro e leito de um rio, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A questão pede a incorreta. 

    Nesse caso, as alternativas de A-D, falavam de intervenções humanas no ambiente natural e essas alterações provocavam modificações no rio e como esse rio se comporta recebendo águas da chuva. 

    Na letra E, a alternativa dizia que as cheias eram provocadas por principalmente mudanças climáticas e o El niño, ou seja, todas as catastrofes que aconteciam naquele local era culpa da natureza. A assertiva está errada porque o homem é o principal culpado.
  • Gabarito E (alternativa incorreta)

    Esse fato, nós vemos o tempo inteiro acontecendo pelas cidades do Brasil afora. Interferência humana como impermeabilização do solo que impede o escoamento da água para os lençóis freáticos, construção de casas no entorno, retirada da floresta ripária e falta de políticas públicas.
    O El Nino realmente provoca mudanças climáticas e aumenta o volume das chuvas, mas não é o responsável pela alteração do regime natural do rio, como o próprio enunciado da questão diz.

  • El Niño é sinônimo de seca no Nordeste, o que não condiz com a situação de alagamento mencionada na questão, já a La Niña é o contrário, ou seja, chuva no Nordeste