SóProvas


ID
796852
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Chesf
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Michel Porter, podem-se identificar algumas estratégias genéricas potencialmente bem sucedidas caso se queira obter um desempenho melhor que os competidores na indústria, como, por exemplo: Liderança em Custo, Diferenciação e Enfoque.

Nesse sentido, sobre as estratégicas genéricas, constata-se que a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A
    Estratégias genéricas que podem ser usadas individualmente ou em grupo:
    • Custo, a empresa centra seus esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, e tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor. Riscosa excessiva importância que se dá à fabricação; necessidade de maior domínio de mercado que o concorrente, a possibilidade de acabar com qualquer chance de diferenciação; a dificuldade de se estabelecer um critério de controle de custos; e que apareça um novo concorrente com nova tecnologia, novo processo e abocanhe parcela significativa de mercado ou o mercado passe a valorizar o produto por critérios diferentes; não ter acesso privilegiado à matéria-prima
    • Diferenciação invistimento pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado e qualidade, com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor.  Riscos: as principais armadilhas são representadas pela diferenciação excessiva, pelo preço muito elevado, por um enfoque exagerado no produto e pela possibilidade de ignorar os critérios de sinalização
    • Foco significa escolher um alvo restrito, em que a firma atende necessidades específicas de um determinado grupo, dessa forma, a empresa pode oferecer algo considerado único pelos seus clientes. Riscos: o segmento escolhido não propiciar massa crítica que permita à empresa operar.
  • GABARITO A


    Segundo o professor Rodrigo Rennó (2013: 67): Na liderança em custos,  a Empresa busca ser mais eficiente na produção de produtos e serviços em seu mercado, de modo que tenha vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Pode-se alcançar isso com: economias de escala, acesso a matérias primas mais baratas, entre outras. Essa posição de custo mais baixo que seus concorrentes permite uma série de vantagens, como operar com lucratividade quando seus concorrentes estão perdendo dinheiro, por exemplo.
  • Gabarito: A


    Resolução:

    a) posição de liderança em custo, para ser alcançada, normalmente necessita demarketshare significativo, que traga ganhos de escala, ou outras vantagens, entre as quais o acesso privilegiado à matéria-prima.

    CORRETA


    b) característica única dos produtos ou serviços em uma estratégia de diferenciação também permite a obtenção de menores margens, aumentando a necessidade de adoção de uma posição de baixo custo.

    ERRADA -> diferenciação é contrária à liderança em custo, já que trabalha com um volume menor de produção junto a um maior gasto aplicado na diferenciação do produto.


    c) estratégia de diferenciação implica que a firma deve ignorar custos para reforçar a sua posição competitva, já que a liderança em custo não é uma ação do seu planejamento.

    ERRADA -> os custos nunca devem ser ignorados em uma estratégia de desempenho.


    d) estratégia de liderança em custo e a estratégia de enfoque têm como meta atingir seus objetivos em toda a indústria; por outro lado, a estratégia de diferenciação é construída visando a atender um alvo em particular.

    ERRADA -> Algumas informações trocadas. Estratégia de enfoque escolhe um alvo restrito e não toda a indústria. Estratégia de diferenciação prioriza a diferenciação do produto, seus alvos são amplos.


    e) diferenciação dificulta a obtenção de vantagens competitivas, porque cria lealdade do consumidor à marca, o que resulta em maior sensibilidade ao preço.

    ERRADA -> ela cria novas vantagens competitivas através de produtos diferenciados, o consumidor acaba tendo uma “lealdade” à marca e resulta em uma menor sensibilidade ao preço. Produtos da APPLE, por exemplo: alta vantagem competitiva; consumidores leais; o preço não influencia tanto na compra. 

  • Não entendi porque a B está errada! A empresa pode ter uma margem menor de lucro devido a diferenciação e optar por estratégia de custo qual é o problema?

  • A liderança em custo significa que a empresa irá praticar preços mais baixos em todo mercado de forma sustentável, então ela tem que ter custos mais baixos de forma igualmente sustentável, como através de ganhos de escala quando a participação de mercado (market share) é elevada, ou acesso privilegiado aos seus insumos.

    Portando o gabarito é a letra A

  • GABARITO LETRA A

     

    Questão bastante interpretativa, mas que traz uma abordagem interessante. Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a
    correta:
    a) posição de liderança em custo, para ser alcançada, normalmente necessita de market share significativo, que traga ganhos de escala, ou outras vantagens, entre as quais o acesso privilegiado à matéria-prima. Certa! A liderança em custo significa que a empresa irá praticar preços mais baixos em todo mercado de forma sustentável, então ela tem que ter custos mais baixos de forma igualmente sustentável, como através de ganhos de escala quando a participação de mercado (market share) é elevada, ou acesso privilegiado aos seus insumos. GABARITO


    b) característica única dos produtos ou serviços em uma estratégia de diferenciação também permite a obtenção de menores margens, aumentando a necessidade de adoção de uma posição de baixo custo. Errada. As características dos produtos na diferenciação permite justamente o oposto: que a empresa pratique margens maiores e lucre com isso!

     

    c) estratégia de diferenciação implica que a firma deve ignorar custos para reforçar a sua posição competitva, já que a liderança em custo não é uma ação do seu planejamento. Errada. Os custos não devem ser ignorados! Eles apenas não são o foco! Se os custos fossem ignorados seria possível que a empresa acabasse tendo prejuízo e fosse à falência! 

     

    d) estratégia de liderança em custo e a estratégia de enfoque têm como meta atingir seus objetivos em toda a indústria; por outro lado, a estratégia de diferenciação é construída visando a atender um alvo em particular. Errada. As estratégias que servem para toda a indústria são a de liderança em custo e diferenciação. A estratégia de enfoque é que visa um alvo em particular!


    e) diferenciação dificulta a obtenção de vantagens competitivas, porque cria lealdade do consumidor à marca, o que resulta em
    maior sensibilidade ao preço. Errada. A diferenciação realmente pode criar lealdado do consumidor à marca, mas isso faz com que ele tenha menor sensibilidade ao preço. Em outras palavras, quando o preço sobe, o consumidor leal sente menos do que o consumidor que não é leal (este último termina trocando de marca). Assim, a diferenciação na verdade contribui para a vantagem competitiva, ao contrário do que diz a questão.

     

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS