Tentando responder a pergunta do colega M@RCELO FERNANDES, o motivo pelo qual a média é multiplicada por N é o fato que, na fórmula Var(X) = SUM{[Xi - M(X)]^2}/N,a média é subtraída N vezes. Logo, se vamos retirar o SUM da equação (necessário, dado que a questão fornece o SUM(Xi^2) ), precisamos distribuir o equivalente ao somatório para dentro dos parênteses, portanto a média de X, que é subtraída de Xi a cada uma das N vezes, precisa ser multiplicada por N para que haja o correto somatório das médias.
Um modo mais simples de caulcular a variância em questões como essa, quando o somatório dos quadrados dos elementos já é fornecido (ou mesmo quando é dada a série de dados) é usar essa fórmula alternativa:
Var(X) = SUM(Xi^2)/N - M(X)^2
Isso desde que se esteja trabalhando com a população toda. Se for só a amostra, tem que multiplicar o resultado por N e dividir por N-1, para que o denominador correto seja usado. Daí teríamos:
S(X) = [SUM(Xi^2)/N - M(X)^2] * N/(N-1)
Essa notação para a variância da amostra parece mais complexo, mas na prática economiza um bocado de tempo de prova, uma vez que basta calcular a média dos quadrados e subtrair do quadrado da média, multiplicando o resultado por N e dividindo por N-1...
Essa é na verdade uma forma fatorada da fórmula original, que exige menos "continhas" para o cálculo da variância, eu só uso ela em provas por conta da economia de tempo.
Espero ter ajudado.