-
A NBC T 12 amarra os procedimentos realizados no teste de observância: "12.2.3.2 - Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao eu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos":a) inspeçãob) observaçãoc)INVESTIGAÇÃO e CONFIRMAÇÃO - obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações dentro ou fora da entidade.
-
O procedimento de confirmação junto a terceiros chama-se circularização e não faz parte dos testes de observância. O gabarito está errado.
-
"Tenha cuidado para não confundir testes de auditoria e procedimentos de auditoria. Os testes de auditoria são de 2 tipos: observância e substântivos. Para realizar cada um desses testes você pode diferentes procedimentos de auditoria (observação, inspeção, circularização, revisão analítica etc.).
O que diferencia os dois tipo de teste é o objetivo deles e não os procedimentos que são aplicados a eles. Sabe-se que:
Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da entidade.
Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento.
Ou seja, para obter segurança de que os controles internos estão funcionando você pode circularizar certos tipos de informações com terceiros. Da mesma forma, é possível circularizar outros tipos de informações que lhe permitam obter evidências da exatidão e validade dos dados.
Certamente alguns procedimentos de auditoria tem aplicação mais restrita em alguns tipos de teste (ex.: é difícil imaginar como um procedimento de análise de contas pode ser utilizado em um teste de observância). Contudo, deve ficar claro que testes e procedimentos são definições distintas e que, em princípio, você pode usar um mesmo procedimetos para testes de observância e sustantivos.
Respondendo a questão, toda vez que um auditor estiver verificando "se as normas internas
de execução do controle interno estão sendo cumpridas", estaremos diante de testes de observância, independente dos procedimentos utilizados."
Por Davi Barreto - professor e auditor do TCU.
-
completamente MAL redigida essa questão. Essa banca é um NOJO!
-
Certo.
Comentários:
De acordo com a NBC TI 01 (Da Auditoria Interna, “Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e
investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios
suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.”
Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela
administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores
da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:
a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;
b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e
c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das
transações e das operações, dentro ou fora da entidade.
Assim, podemos afirmar que, se o auditor necessitar confirmar junto a terceiros as transações da empresa, ele deve
efetuar uma confirmação, que é um dos testes de observância considerados na norma.
Gabarito: C
Prof. Claudenir Brito
-
A questão é maldosa, pois quando o enunciado diz que auditor realizou confirmação de transações da empresa junto a terceiro, se trata de procedimento de circularização, típico dos testes substantitivos, induzindo o candidato ao erro. No entanto, a questão deixa claro que o procedimento foi empregado com o fim de verificar a aderencia do controle interno, ou seja se as normas do controle interno estão sendo cumpridas. Dessa forma se o teste visa avaliar o C.I não deixa dúvidas de que se trata de teste de observancia.
-
Questão pra revisar sempre!
não sabia disso que o colega esplanou genialmente: "Tenha cuidado para não confundir testes de auditoria e procedimentos de auditoria. Os testes de auditoria são de 2 tipos: observância e substântivos. Para realizar cada um desses testes você pode diferentes procedimentos de auditoria (observação, inspeção, circularização, revisão analítica etc.)".
Marquei errado pq jurava que seria uma pegadinha com a circularização!
-
Verificar se as normas internas de execução do controle interno = teste de observância.
-
Teste de Observância é gênero, do qual Circularização é a espécie.
-
Qual a finalidade do auditor ? Verificar se as normas internas de execução do controle interno estão sendo cumpridas -> nesse caso trata-se de teste de observância.
O procedimento utilizado, conciliação, não exclui a execução do teste de observância pelo auditor, pois o fim é a verificação do controle interno.
Cuidado com a revisão analítica, pois esta é (em regra) específica nos testes substantivos.
Gab. C