Tipos
Há dois distintos tipos de bloqueio AV, chamados de "tipo 1" e "tipo 2". Em ambos os tipos, a onda P é impedida de iniciar ocomplexo QRS; mas, no tipo 1, há atrasos crescentes em cada ciclo antes da omissão enquanto, no tipo 2, não há tal padrão.
Tipo 1
O bloqueio AV de segundo grau do tipo 1 é quase sempre uma doença do nodo atrioventricular. Este bloqueio é caracterizado por um prolongamento progressivo do intervalo PR no eletrocardiograma (ECG) em batidas consecutivas, seguido por uma onda P bloqueada. Após esta queda no complexo QRS, o intervalo PR é reiniciado e o ciclo se repete. Uma das presuposições primárias ao se determinar se um indivíduo tem bloqueio cardíaco AV de primeiro grau é a de que o ritmo atrial deve estar regular. Se o ritmo atrial estiver irregular, pode haver explicações alternativas para a má condução de ondas P aos ventrículos. Esta é quase sempre uma condição benigna para a qual não há tratamento específico necessário. Em casos sintomáticos, atropina ou isoproterenol intravenoso pode transientemente melhorar a condução.
Em cavalos, bloqueio AV de primeiro grau é considerado normal, frequentemente encontrado em animais em forma atlética, relaxados.
Tipo 2
O bloqueio AV de segundo grau do tipo 2 é caracterizado no ECG superficial por ondas P, intermitentemente não conduzidas, não precedidas por prolongamento PR e não seguidas por encurtamento PR. A significância médica deste tipo de bloqueio AV é a de que este pode progredir rapidamente para completo bloqueio cardíaco, do qual nenhumritmo de escape ventricular pode emergir. Neste caso, a pessoa pode ter síndrome de Adams-Stokes, parada cardíaca ou morte súbita cardíaca. O tratamento definitivo para este tipo de bloqueio AV é um marcapasso implantado. O bloqueio é usualmente abaixo do nó AV.
Bom, no livro Brunner e Suddarth, página 1263 tem uma resposta diferente do gabarito:
Bloqueio de 1º grau: Todos os impulsos atriais são conduzidos aos ventrículos de forma mais lenta.
Bloqueio de 2º grau tipo 1: De todos os impulsos conduzidos, apenas 1 falha.
Bloqueio de 2º grau tipo 2: Alguns falham.
Bloqueio de 3º grau: Nenhum impulso é conduzido.
Resumindo: Segundo a definição da literatura citada, a resposta seria a letra B.
No próprio enunciado diz "O bloqueio átrio ventricular que apresenta uma falha súbita de condução de um impulso atrial aos ventrículos..."
Não entendi o porquê desse gabarito!