SóProvas


ID
799213
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Há anos, a Amazônia brasileira tem sofrido danos ambientais, provocados por atividades como queimadas e implantação de áreas de pecuária para o gado bovino.



Considere os possíveis danos ambientais resultantes dessas atividades:


I. Aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) atmosférico, como consequência da queima da vegetação.


II. Aumento do processo de laterização, devido à perda de ferro (Fe) e alumínio (Al) no horizonte A do solo.


III. Aumento da concentração de metano (CH4) atmosférico, liberado pela digestão animal.


IV. Diminuição da fertilidade dos solos pela liberação de cátions Na+ , K+ , Ca2+ e Mg 2+ , anteriormente absorvidos pelas raízes das plantas.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Durante queimadas, todo o carbono armazenado nos tecidos vegetais é liberado na forma de gás carbônico (item I correto). A laterização não se caracteriza pela perda de ferro e alumínio, pelo contrário, é justamente o surgimento de uma crosta ferruginosa que se forma como consequência de solos descobertos (item II incorreto). O metano é produto da digestão de ruminantes que apresentam, em seu trato digestório, bactérias capazes de digerir a celulose presente na alimentação desses animais (item III correto). A fertilidade do solo pode aumentar com a liberação dos cátions citados. Essa técnica é usada por agricultores ao realizarem queimadas controladas a fim de que as plantas liberem esses nutrientes no solo (item IV incorreto). 

    Letra A correta.