SóProvas


ID
799243
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao longo da evolução dos vertebrados, a

Alternativas
Comentários
  • Em todos os grupos de vertebrados, a respiração celular se manteve semelhante (metabolismo aeróbico e anaeróbico). O que é diferencial entre os grupos são os órgãos responsáveis pelas trocas gasosas. Nos peixes tem-se as brânquias, os anfíbios apresentam respiração branquial, cutânea e pulmonar. Os répteis apresentam respiração pulmonar assim como as aves, porém nesse último grupo observa-se sacos aéreos e para brônquios. Os mamíferos, também com respiração pulmonar, apresentam milhares de alvéolos, o que aumenta consideravelmente a área de troca gasosa. O sistema digestório, circulatório e excretor são bastante diferentes em cada grupo. Em relação à reprodução, é incorreto afirmar que, com exceção dos peixes, os vertebrados independem da água, afinal, os anfíbios necessitam diretamente do ambiente aquático nos seus estágios iniciais de desenvolvimento. 

    Letra C correta.
  • Respiração

    Peixes - branquial

    anfíbios - branquial, cutânea e pulmonar

    répteis, aves e mamíferos (terrestres) - pulmonar.

    No entanto, nível celular, as respirações são todas iguais.

    Digestão

    O sistema digestivo de todos os vertebrados é completo com boca, estômago, intestino e ânus.

    Excreção

    Invertebrados e peixes excretam amônia

    Mamíferos e anfíbios excretam ureia

    aves e répteis excretam ácido úrico

    Circulação

    Peixes: circulação simples (coração com 2 cavidades: aurícula, que recebe sangue, e ventriculo, que expurga.)

    Anfíbios e répteis: circulação dupla incompleta (3 câmaras: 2 aurículas e 1 ventrículo. sangue arterial e venoso se misturam após chegarem do pulmão e do corpo, respectivamente, em direção ao ventrículo)

    Aves e mamíferos: circulação dupla completa (4 câmaras: 2 aurículas e 2 ventrículos. Veia cava traz sangue venoso do corpo, que desmboca na aurícula direita. Vai para o ventrículo direito e é bombeado ao pulmão, onde sofre hematose. Volta ao coração pelas veias pulmonares e desemboca na aurícula esquerda e vai para o ventrículo esquerdo, onde é bombeado ao corpo através da artéria aorta. Sangue não se mistura)

    Reprodução

    Anfíbios também necessitam da água para reprodução

    Letra C

    Fuvest 2023