SóProvas


ID
801079
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o movimento cruzadista, é correto afirmar:


Alternativas
Comentários
  • a) aos cruzadistas era concedido o privilégio da indulgência, que consistia no perdão dos pecados.


    Ao cruzadista era recompensados com a indulgência, perdão dos pecados,bem como sua esposa, caso lhe permanecesse fiel. Durante a guerra, os bens do cruzados eram administrados pela igreja e suas dívidas eram suspensas temporariamente. Para que os exércitos cristãos fosse formados, a Igreja Católica prometia prêmios em forma de terras para aqueles que voltassem com vida. Muitos foram os combatentes que morreram durante as guerras, pois durante este longo período os muçulmanos foram fortes e combateram os exércitos cristãos, saindo vitoriosos em vários momentos.  

  • A) CORRETA. A IGREJA CATÓLICA PROMETIA AOS QUE FOSSEM LUTAR QUE TERIAM SEUS PECADOS PERDOADOS E SERIAM RICOS.

    B) ERRADO. PRIMEIRAMENTE, PORQUE ANTES DAS CRUZADAS NÃO TINHA COMÉRCIO ENTRE AS CIDADES MEDIEVAIS. SÓ APÓS AS CRUZADAS QUE O COMÉRCIO SE INTENSIFICA COM OS NOVOS MERCADOS.

    C) BOM, NESSA ALTERNATIVA TEM A JUNÇÃO DE DUAS COISA QUE FAZEM PARTE/ FORAM OBJETIVOS DO MOVIMENTO CRUZADISTA, PORÉM ESTÃO MISTURADOS.

    -- AS CRUZADAS TINHAM POR OBJETIVO TOMAR A CIDADE DE CONSTANTINOPLA SIM, MAS ISSO FOI NA 4ª CRUZADA - A CRUZADA VENEZIANA OU CRUZADA DOS COMERCIANTES - PORQUE A CIDADE CAPITAL DO IMPÉRIO BIZANTINO ERA UMA GRANDE AMEAÇA PARA O COMÉRCIO OCIDENTAL.

    -- OS CRUZADOS QUERIAM MESMO ERA TOMAR A CIDADE DE JERUSALÉM DOS ÁRABES.

    D) AS CRUZADAS NÃO FORAM UM MOVIMENTO ESSENCIALMENTE RELIGIOSO, PELO CONTRÁRIO, TIVERAM MOTIVAÇÕES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E COMERCIAIS E, TAMBÉM, RELIGIOSA.

    E) DIZEM QUE O TERMO FOI ATRIBUIDO PELAS PESSOAS QUE OS VIAM PASSAR COM ESCUDOS E ARMADURAS COM UMA CRUZ VERMELHA.

  • Discordo que a A seja a correta pois indulgência não se trata de perdão, o perdão é dado através da confissão, a indulgência apenas tira a mancha do pecado e elimina a pena temporal no purgatório.