SóProvas


ID
801499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com referência às arquiteturas de hardware RISC, Intel e storage,
julgue os itens subsequentes.


Atualmente, os processadores Intel contêm um núcleo RISC que executa as instruções mais simples — que normalmente são as mais comuns — em um único ciclo de caminho de dados, enquanto interpreta as instruções mais complexas no modo CISC.

Alternativas
Comentários
  • A partir do 486, as CPU da INTEL contêm um núcleo RISC que executa as instruções mais simples - que normalmente são mais comuns - em um único ciclo de caminho de dados, enquanto interpreta as instruções mais complexas no modo CISC. O resultado líquido é que instruções comuns são rápidas e instruções menos comuns são lentas. Mesmo que essa abordagem híbrida não seja tão rápida quanto um projeto RISC puro, ela resulta em um desempenho global competitivo e ainda permite que softwares antigos sejam executados sem modificações.

    Fonte: Livro Organização estruturada de computadores - Andrew Tanenbaum. Pag.: 33
  • Pelo texto do colega, só a partir do 486 que a intel introduziu o núcleo híbrido (RISC X CISC). Lembrando que o 486 da geração x86 foi um modelo antes do Pentium.

    De modo bem grosseiro: 
    RISC = Servidores, instruções mais simples
    CISC = computadores pessoais, instruções mais complexas

    Com o tempo, houveram mudanças na arquitetura para torná-la mais simples, por isso a necessidade de combinar as 2 arquiteturas.

    Membros da família x86 de arquitetura Intel são conhecidos como máquinas CISC, enquanto que a família Pentium e processadores MIPS são conhecidos como máquinas RISC.
    CISC X RISC
    Máquinas CISC (Complex Instruction Set Computer) têm um conjunto de instruções grande, de tamanhos variáveis, com formatos complexos. Muitas dessas instruções são bastante complicadas, executando múltiplas operações quando uma única instrução é dada (por exemplo, é possível realizar um loop complexo usando apenas uma operação assembly). O problema básico com máquinas CISC é que um conjunto pequeno de instruções complexas torna o sistema consideravelmente mais lento. Os projetistas decidiram retornar a uma arquitetura mais simples, delegando ao compilador a responsabilidade de produzir código eficiente com esse novo conjunto de instruções. Máquinas que utilizam esta filosofia são chamadas de máquinas RISC.

    A arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computer), como o próprio nome já diz, tem como principal objetivo simplificar as instruções de modo que elas possam ser executadas mais rapidamente. Cada instrução executa apenas uma operação, que são todas do mesmo tamanho, tem poucos formatos, e todas as operações aritméticas devem ser executadas entre registradores (dados da memória não podem ser utilizados como operandos). Praticamente todos os conjuntos de instruções (para qualquer arquitetura) lançados desde 1982 têm sido RISC, ou alguma combinação entre RISC e CISC.

    http://waltercunha.com/blog/index.php/2009/08/30/risc-x-cisc/

  • A questão descreveu a arquitetura híbrida
  • O que o AST quis dizer com "único ciclo de caminho de dados". Alguém ajuda?

  • Dica:  estudar CISC e RISC

  • primeiro temos que ter em mente:

    Caminho de dados ou DATAPATH

    ciclo de clock

    estágios de execução

    pipeline

    esse comando é estranho, mas eu entendi que o um ciclo de caminho de dados quer dizer que o ciclo deriva do caminho, portanto, é o custo para executar um estágio dentro do caminho de dados.

    Errei, não sabia dessa implementação dos processadores intel. Misturar as duas ISAs.