SóProvas


ID
801520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação aos protocolos da suíte TCP/IP utilizados em redes de
dados, julgue os itens subsecutivos.

O protocolo IPv4 trabalha com endereços IP de 32 bits, e o protocolo IPv6, com endereços de 128 bits. Assim, dois nós IPv6 que estejam conectados apenas por roteadores IPv4 não conseguirão transmitir mensagens entre eles, pois os endereços são incompatíveis.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada. É possível sim a comunicação entre 2 ativos IPv6 por uma rede IPv4, utilizando técnicas de transição. Os casos de comunicação entre redes IPv4 e IPv6 podem ser encontradas aqui
  • Existem vários mecanismos de transição que permitem comunicação entre hosts com IP versão 4 com hosts com IP versão 6.
    Os mecanismos mais comuns para a transição de tecnologia são:
    – Dual Stack.
    – Túnel Ipv6 para Ipv4 (6to4)
    – NAT
  • Na minha opinião a banca não deixa claro que pode "haver" comunicação, pq daria entender que poderíamos utilizar algumas das técnicas de conectividades Ipv6 e ipv4 já citadas, a questão só diz que existe equipamento incompatível entre os dois, considero como errada passível de recorrer.
     
    As vezes penso que essas pessoas que elaboram essas questão já estão fazendo de acordo com análise dele, porque não tem mais opções, deixando cada vez mais difícil intepretação das questão, assim como ocorre com as cespe e fcc.
  • a)O protocolo IPv4 trabalha com endereços IP de 32 bits, e o protocolo IPv6, com endereços de 128 bits. (CORRETO.)

    b)Assim, dois nós IPv6 que estejam conectados apenas por roteadores IPv4
    não conseguirão transmitir mensagens entre eles, pois os endereços são incompatíveis. (ERRADO)

    Segundo Kurose (2010, p.267),"[...] enquanto os  novos sistemas habilitados para IPv6 podem ser inversamente compatíveis, isto é, podem enviar,rotear e receber datagramas IPv4, os sistemas habilitados para IPv4 não podem manusear datagramas IPv6."
    Segundo Kurose (2010, p.268),"[...] é possível que dois nós habilitados para IPv6 acabem, em essência, enviando datagramas IPv4 um ao outro.(ATRAVÉS DA ABORDAGEM DE PILHA DUPLA)"

    Conclusão para corrigir o erro: 
    Os dois nós IPv6, implementam também a pilha dupla (IPv6 e IPv4), e portanto, poderão usar a pilha IPv4 para enviar datagramas entre si através dos roteadores IPv4. E a compatibilidade entre IPv4 e IPv6 não é absoluta e é indireta podendo ser feita através de técnicas de transição como a pilha dupla, tunelamento e tradução de cabeçalho.Portanto os nós IPv6 consiguirão transmitir mensagens.


    Bibliografia:


    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

    Fonte Alternativa para curiosidade
    http://ipv6.br/entenda/transicao/
  • Se todos os roteadores só enviam IPv4, é só, por exemplo, usar túnel: encapsula IPv6 dentro de IPv4 e tá resolvido o problema de roteadores IPv4.

  • Errado, o IPv6 veio preparado para comunicar com redes IPv4, 

    Segue as formas de comunicação :

    Pilha dupla:consiste na convivência do IPv4 e do IPv6 nos mesmos equipamentos, de forma nativa, simultâneamente. Essa técnica é a técnica padrão escolhida para a transição para IPv6 na Internet e deve ser usada sempre que possível.

    Túneis:Permitem que diferentes redes IPv4 comuniquem-se através de uma rede IPv6, ou vice-versa.

    Tradução:Permitem que equipamentos usando IPv6 comuniquem-se com outros que usam IPv4, por meio da conversão dos pacotes.

     

    Fonte: http://ipv6.br/post/transicao/

  • Q595140 - CESPE 2015 - O NAT (network address translation) é uma solução para distribuir IPs públicos que são acessados via Internet. Um tipo de NAT é o NAT-PT, que traduz automaticamente endereços IPv6 para IPv4 e é direcionado às redes internas de uma organização. (Certo)