SóProvas


ID
801568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de virtualização, julgue os itens que se seguem.

A paravirtualização não é uma virtualização autêntica, pois ela é uma abordagem que modifica o código-fonte do sistema operacional hóspede de modo que, em vez de executar instruções sensíveis, ele faça chamadas de hipervisor.

Alternativas
Comentários
  • A paravirtualização é um tipo de virtualização em que o hóspede é consciente de que é uma máquina virtual. O hóspede deve ser feito para tal. Assim, as chamadas ao kernel (instruções sensíveis) são substituídas por chamadas ao hipervisor. O hipervisor possui uma interface conhecida pelo hóspede. O hipervisor vai ser semelhante a um microkernel.
    Mais detalhes no Tanenbaum, Modern Operating Systems, 3ed capítulo 8.
  • VIRTUALIZAÇÃO TOTAL: Tem por objetivo fornecer ao sistema operacional visitante uma réplica do hardware subjacente. O sistema operacional visitante é executado sem modificações sobre o monitor de máquina virtual (VMM). DESVANTAGENS:
    • As implementações da virtualização total usam dispositivos genéricos, que funcionam bem para a maioria dos dispositivos disponíveis, mas não garantem o uso da totalidade de sua capacidade.
    • O sistema operacional visitante não ter conhecimento de que está sendo executado sobre o VMM, então as instruções executadas pelo sistema operacional visitante devem ser testadas pelo VMM para que depois sejam executadas diretamente no hardware, ou executadas pelo VMM e simulada a execução para o sistema visitante.
    • Tem que contornar alguns problemas gerados pela implementação dos sistemas operacionais, já que esses foram implementados para serem executados como instância única nas máquinas física, não disputando recursos com outros sistemas operacionais. Um exemplo desse último inconveniente é uso de paginação na memória virtual, pois há a disputa de recursos entre diversas instâncias de sistemas operacionais, o que acarreta em uma queda do desempenho
    PARA-VIRTUALIZAÇÃO: Nesse modelo de virtualização, o sistema operacional é modificado para chamar o VMM sempre que executar uma instrução que possa alterar o estado do sistema, uma instrução sensível. Isso acaba com a necessidade de o VMM testar instrução por instrução, o que representa um ganho significativo de desempenho.  Outro ponto positivo da para-virtualização é que os dispositivos de hardware são acessados por drivers da própria máquina virtual, não necessitando mais do uso de drivers genéricos que inibiam o uso da capacidade total do dispositivo.

    Fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/virtual/Introduo.html
  • Palavras do livro do Tanenbaum: Paravirtualização é "uma abordagem diferente e que está se tornando popular é a que modifica o código-fonte do sistema operacional hóspede de modo que, em vez de executar instruções sensíveis, ele faça chamadas de hipervisor"

    O examinador copiou e colou e nem se envergonhou...rsrsrs

    Fonte: Sistemas Operacionais Modernos 3ª edição, página 356.
  • Só para tornar as respostas mais ricas. Ainda conforme o livro do tanenbaum

    Segundo Tanenbaum(2010, p. 43), "Uma abordagem diferente para o gerenciamento de instruções de controle é modificar o sistema operacional para removê-las. Essa abordagem não é uma virtualização autêntica, e sim uma paravirtualização."


    Bibliografia:

    Livro Sistemas Operacionais Modernos 3 edição
    Autor : Andrew S. Tanenbaum




  • Certo.

    Paravirtualização: é a técnica utilizada de virtualização em que o sistema a ser virtualizado (sistema convidado) sofre modificações para que a interação com o monitor de máquinas virtuais(Hipervisor ou VMM) seja mais eficiente.

    A paravirtualização reduz a complexidade da implementação de máquinas virtuais, já que o monitor de máquinas virtuais gerencia a memória real para a máquina virtual.

    Fonte: Grancurso