SóProvas


ID
801571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de virtualização, julgue os itens que se seguem.

Com a tecnologia de máquinas virtuais, o único software de virtualização que funciona no modo núcleo é o monitor de máquina virtual.

Alternativas
Comentários
  • Existem dois modos de execução dentro da virtualização: root (modo núcleo) e não-root (modo usuário). Geralmente só o software de controle da virtualização, chamado Virtual Machine Monitor (VMM), roda no modo root, enquanto que os sistemas operacionais trabalhando no topo das máquinas virtuais rodam no modo não-root.
    Questão correta.

    Fonte: http://goo.gl/ARjPb
  • EXECUÇÃO EM MODO USUÁRIO (ESPAÇO DE APLICAÇÃO): Émodo no qual as aplicações normalmente são executadas. Neste modo, não é possível executar as instruções privilegiadas, que são restritas ao modo de supervisor.
    EXECUÇÃO EM MODO SUPERVISOR: Tem o controle total sobre a CPU, podendo executar todas as instruções do conjunto de instruções do processador em questão, tanto as não-privilegiadas como as privilegiadas. O sistema operacional é executado neste modo. Antes de o sistema operacional passar o controle da CPU para uma aplicação do usuário, o bit de controle de modo é configurado para o modo de usuário. Obs.: Na arquitetura em questão, x86, existem quatro níveis de privilégio, que são chamados de rings (0 a 3) 0 é o que tem maior privilégio.
    SO HOSPEDEIRO: Sistema operacional nativo da máquina na qual ocorrerá a virtualização, é o sistema operacional que é executado diretamente sobre o hardware físico
    SO VISITANTE:Refere-se ao sistema operacional que é executado sobre  o hardware virtualizado, isto é, o sistema operacional que é executado na máquina virtual
    HYPERVISOR ou MONITOR DE MÁQUINA VIRTUAL (VMM): É uma camada de software entre o hardware e o sistema operacional. O VMM é responsável por fornecer ao sistema operacional visitante a abstração da máquina virtual. É o hypervisor que controla o acesso dos sistemas operacionais visitantes aos dispositivos de hardware. É interessante ressaltar que o VMM não executa em modo usuário, pois é ele que deve executar, ou simular a execução, das instruções privilegiadas requisitadas pelo sistema operacional visitante. O VMM é executado no modo de supervisor, no entanto as máquinas virtuais são executadas em modo de usuário. Como as máquinas virtuais são executadas em modo de usuário, quando estas tentam executar uma instrução privilegiada, é gerada uma interrupção e o VMM se encarrega de emular a execução desta instrução. existem 2 tipos de Hypervisor, são eles:

    Hosted (Tipo 2): É o Hypervisor que precisa de um sistema operacional para ser executado, ele não acessa diretamente os dispositivos físicos do servidor, quem controla esses acessos é o sistema operacional hospedeiro. Ex.: Hyper-V. Emprega tradução binária para acelerar a execução do hóspede.
    Bare-Metal (Tipo 1): É o Hypervisor que não precisa de um sistema operacional para ser executado, ele controla e acessa diretamente os dispositivos físicos do servidor, permitindo uma faixa maior de controle e acessos aos dispositivos. Ex.: VMware ESXi

     

  • Apenas complementando: hypervisor é o termo "modernizado" de monitor de máquina virtual. Então pode esperar, que o CESPE sempre usará ambos os termos.

    Bons estudos.
  • Para enrriquecer.

    Segundo Tanenbaum(2010,p.353),"Um tipo de hipervisor, denominado hipervisor tipo 1(ou monitor de máquina virtual), é mostrado na figura 1.26(a). Na verdade, ele é o sistema operacional, já que este é o único programa funcionando no modo núcleo."

    SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS-3 EDIÇÃO-TANENBAUM

  • Lá atrás falamos de um cara chamado hypervisor que funciona no núcleo. Esse programa já faz o papel do Sistema Operacional. Quando ele é instalado temos um servidor de VMs, ou seja, de má             quinas virtuais que também pode ser chamado de emulador de máquinas.

    Resposta: Certo