SóProvas


ID
801601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca de processos e funções de suporte de serviços, julgue os
itens de 60 a 62.

Gerenciamento de liberação é o processo responsável pela implantação de mudanças cuja responsabilidade pelos testes funcionais seja de outros processos. Essas mudanças devem ser formalmente aprovadas pelo processo gerenciamento de mudanças.

Alternativas
Comentários

  • O Gerenciamento de liberação é responsável pelo armazemamento de todo o software (BSD) e hardware (DHD) autorizado dentro da organização.
  • Se alguém puder ajudar... ainda estou com dúvidas... 
    Onde esta o erro dessa questão ???


    att..


  • O gerenciamento de liberação precisa sim fazer alguns testes antes de colocar um serviço em produção. Agora testes de verificação e validação é que são feitos em outra etapa.
  • Gerenciamento de Liberação

    O objetivo do gerenciamento de liberação é o planeamento e controle bem sucedidos de instalações de hardware e de software.

    O Gerenciamento de Liberação assegura o planejamento e o controle bem sucedidos de instalações de hardware e de software. O foco está na proteção do ambiente produtivo e de seus serviços pela utilização de procedimentos formais e verificações.

  • "O teste funcional é feito pelo próprio ger. de liberação. Valida e Testes do serviço também testa, mas com um foco maior, no serviço como um todo (e não só naquela liberação específica). "

    Fonte: Fernando Pedrosa Lopes - ItNerante
  • Achei este texto, que explica de forma bastante didática a questão:

    "A equipe de G. Liberação é responsável pelo armazenamento, testes e instalação de novos softwares e hardwares no ambiente de produção. Depois de todos os testes realizados, a liberação irá ser encaminhada para o comitê de mudança aprovar. O comitê de mudança irá avaliar todos os aspectos da mudança: impacto, riscos, procedimento de rollback entre outras coisas e irá aprovar a mudança ou não.

    Poderíamos utilizar como exemplo, uma atualização de sistema. É prática de muitos fazerem atualização sem antes reproduzir isto em um ambiente de testes. Imaginem colocar no ar uma versão de sistema com problemas? Deixando osusuários 4 ou 8 horas sem trabalhar? Que prejuízo hein?! Pior ainda quando vamos voltar aquele backup, e não funciona. Isso quando temos backup!

    Com o Gerenciamento de Liberação, tudo isto teria que ser previsto e testado antes de ser colocado em “produção”, e ainda passar pela avaliação do comitê de mudanças.

    Resumindo, o foco do G. De Liberação é atuar na proteção do ambiente produtivo e de seus serviços pela utilização de procedimentos formais e verificações."

    Fonte: http://www.profissionaisti.com.br/2009/07/itil-gerenciamento-de-liberacao/

    Bons estudos!

  • Complemento sobre este trecho aqui "Essas mudanças devem ser formalmente aprovadas pelo processo gerenciamento de mudanças." que está correto.

    Segundo ITIL 2011, "O gerenciamento de liberação e implantação não é responsável por autorizar mudanças e requer a autorização da gerência de mudanças em várias fases do ciclo de vida de uma liberação."

    Bibliografia:

    Livro GUIA DE REFERÊNCIA ITIL EDIÇÃO 2011-JAN VAN BON - TRADUÇÃO DA EDITORA CAMPUS

  • Errado: Gerenciamento de liberação é o processo responsável pela implantação de mudanças cuja responsabilidade pelos testes funcionais seja de outros processos. Essas mudanças devem ser formalmente aprovadas pelo processo gerenciamento de mudanças.

    Certo: Gerenciamento de liberação é o processo responsável pela implantação de mudanças. Essas mudanças devem ser formalmente aprovadas pelo processo gerenciamento de mudanças.

    Os testes são feitos sim no Gerenciamento de Liberação e Implantação sendo que no processo não há menção aos tipos de testes realizados. O serviço tem que ser entregue funcionando.

  • único erro que eu vejo nessa questão é a parte que diz "responsabilidade de testes seja de outros processos". Bom de fato é, mas isso não quer dizer que possa ser feito testes já na hora de implantar um novo serviço ou alguma mudança. É claro que os testes são executados durante o processo de gestão de liberação, claro que você esta implantando alguma coisa você tem que testar isso antes de colocar em operação. concordo com o colega abaixo. 

  • Quem APROVA mudança é a estratégia. Gerenciamento de mudança cuida para que ela ocorra segundo as melhores práticas

  • A Gerência de Mudança não aprova mudanças!

    Mudanças são autorizadas pela Estratégia de Serviço, na figura do Gerente de Estratégia de Serviços de TI, e coordenadas pelo Gerente de Portfólio de Serviços, que coloca a mudança no funil de serviços e a libera dentro de uma lista de prioridades.

    E, porfim, quem realmente implanta a mudança é o Gerenciamento de Liberação e Implantação.