SóProvas


ID
802744
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre as relações entre colonos e jesuítas, no que diz respeito ao uso da mão de obra indígena, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.


I. O uso da mão de obra escrava pelos colonos não conflitava com os interesses da Coroa e nem com os dos jesuítas, mas ao insistirem no cativeiro indígena, os colonos despertaram a oposição dos inacianos.


II. As relações contrárias aos padres jesuítas por parte dos colonos acentuou-se pelo fato de os lusos acreditarem que os inacianos retardavam o desenvolvimento de suas atividades econômicas ao dificultar o uso da mão de obra indígena.


III. Os jesuítas foram expulsos da Capitania de São Vicente porque os colonos os denunciaram por transformar índios aldeados em escravos da Companhia.

Alternativas
Comentários
  • Significado de Inaciano

    adj (de Inácio, np+ano) 1 Que se refere a Santo Inácio. Diz-se da ordem dos jesuítas ou Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loiola.

  • III (errado) - Os jesuítas foram expulsos da Capitania de São Vicente porque se opunham aos colonos por transformar índios aldeados em escravos da Companhia.

  • I. O uso da mão de obra escrava pelos colonos não conflitava com os interesses da Coroa e nem com os dos jesuítas, mas ao insistirem no cativeiro indígena, os colonos despertaram a oposição dos inacianos.

    >>O cativeiro indígena não é sub contexto de uso da mão de obra escrava? como que não conflitava com os interesses dos jesuítas?

    >>Consideraria esta questão errada, pois a primeira parte (O uso da mão de obra escrava pelos colonos não conflitava com os interesses da Coroa e nem com os dos jesuítas)

    >>contradiz com a segunda (mas ao insistirem no cativeiro indígena, os colonos despertaram a oposição dos inacianos.)

  • Consideraria a I errada por diversos motivos. Apenas para exemplificar alguns argumentos tanto da coroa quanto dos inacianos, podemos citar quanto à coroa que o uso da mão de obra indígena diminuía o tráfico negreiro, que ela considerava um grande potencial lucrativo, o que não encontrava nos índios por características culturais. Já os jesuítas afirmavam que os índios (também chamados de negros da terra) pareciam crianças, ou "páginas em branco", objetivando assim a conversão religiosa/cultural.

  • Gabarito duvidoso. 

    I - "As duas políticas não se equivaliam";
    As ordens religiosas protegiam os índios por questões missionárias, mas não tinham respeito pela cultura índigena. Já os colonos queriam escravidão pura e simples. 
    Fonte: Boris Fausto

    Observação pessoal.: Não sei se a questão está tratando de um momento inicial onde os Jesuítas ainda não eram contra a escravização de índios, mas que depois por um motivo específico passaram a ser. 
    Não sei de qual fonte eles retiram isso. 

  • Alguém sabe explicar o erro da III?

  • Questão errada

    Como não conflitavam com o interesse da coroa?

    1: os índios não possuía resistência suficiente com o trabalho escravo, pois seu ritmo de vida era de subsistência.

    2: como conheciam a mata, era mais facfá a fuga.

    3: quando começaram a ter contato com os europeus ficavam suscetíveis a doença, visto que, possuíam o sistema imunológico baixo.

    Questão errada.

    Força,foco e fé.

     

  • No Brasil, a Companhia de Jesus esteve atuando entre os anos de 1549 a 1759 quando os jesuítas foram expulsos pelo Marquês de Pombal.

    Os inacianos foram responsáveis por um projeto de longa duração voltado para a catequização do indígena, apoiado a princípio pela coroa portuguesa (no início), exercendo a função de administradores temporais das aldeias. Entretanto, os aldeamentos administrados pelos inacianos, concentravam a mão-de-obra indígena, o que gerou diversos conflitos e revoltas dos colonos contra os jesuítas, os quais resultaram na expulsão dos jesuítas Capitania de São Vicente em 1640.

    Treze anos depois da expulsão, em 1653, os jesuítas puderam retornar às vilas e aldeias da Capitania de São Paulo com a restituição de suas propriedades. Todavia, as tensões entre jesuítas e colonos continuaram e culminaram na expulsão da Companhia de Jesus pelo Marquês de Pombal em 1759.

  • III - Além dos jesuítas, em meados da década de 1760, os mercedários - segunda ordem em importância na Amazônia - foram expulsos da região e tiveram suas propriedades confiscadas. Mas o alvo principal foi a Companhia de Jesus, acusada de formar " um Estado dentro do Estado".

    Boris fausto - História do Brasil, página 111.

  • os jesuitas eram a favor da escravidão? como assim? ate onde eu sei eles eram contra, por mais que utilizassem a mão de obra indigena na exploração das drogas do sertão.

  • Questão esta ERRADA.

    O Item 1 não está correto.

    Gabarito correto seria B.

    um ABÇ

  • 1. O uso da mão de obra escrava pelos colonos não conflitava com os interesses da Coroa e nem com os dos jesuítas

    1 está correta, pois os jesuítas só tiveram oposição da escravidão indígena, mas a primeira parte da 1 fala da mão de obra escrava como um todo.

    , mas ao insistirem no cativeiro indígena, os colonos despertaram a oposição dos inacianos.

    Segunda parte da 1 já fala da oposição dos colonos contra os jesuítas, pois os jesuítas não aceitam a escravidão indígena.

  • I – Alternativa incorreta, porque o uso de mão de obra obra escrava pelos colonos conflitava notavelmente com as prescrições jurídicas estabelecidas pela coroa. Devemos lembrar que em 1758, Marquês de Pombal proibiu o trabalho sistemático compulsório indígena. Mesmo o item fazendo uma referência à oposição da ordem inaciana aos colonos, os estabelecimentos da coroa para com a educação indígena e o uso da mão de obra escrava se contrapunha em três âmbitos: Coroa/ Colonos, Coroa/ jesuítas e jesuíta. Trata-se ta escravidão indígena e não negra.

  • Como assim ''não conflitavam''?

  • Como assim ''não conflitavam''?