SóProvas


ID
802747
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O longo período regencial da monarquia brasileira (1831-1840) teve como um dos seus mais caros debates o que girou em torno das ideias e práticas de descentralização e de centralização. Assinale a opção que contém exclusivamente medidas de cunho descentralizador, considerando a expressiva maioria da opinião dos historiadores:

Alternativas
Comentários
  • As reformas do período regencial atingiram dois propósitos, diminuiu o papel do Estado central e organizou a nova formação militar.

    1832- criação dos juízes da paz, do júri e do Habeas Corpus através do Código Criminal de 1932. O juízes de paz eram eleitos na localidade.

  • Em 1832, entrou em vigor o CÓDIGO DE PROCESSO CRIMINAL, que fixou normas para a aplicação do CÓDIGO CRIMINAL de 1830. O código de processo deu MAIORES PODERES AOS JUÍZES DE PAZ, eleitos nas localidades já no reinado de Dom Pedro I, mas que agora podiam, por exemplo, prender e julgar pessoas acusadas de cometer pequenas infrações. Ao mesmo tempo, seguindo o modelo Americano e inglês, o Código de Processo INSTITUIU O JÚRI, para julgar a grande maioria dos crimes, e o HABEAS CORPUS, a ser concedido a pessoas presas ilegalmente, ou cuja liberdade fosse ameaçada.

    Fonte: www.cursocidade.com.br/gabarito-provisorio-esfcex-2011/

  • a) cunho descentralizadorcunho descentralizadorcunho descentralizador

    b) cunho descentralizador - cunho centralizador cunho descentralizador

    c) cunho descentralizadorcunho descentralizadorcunho centralizador

    d) cunho centralizadorcunho descentralizador - cunho centralizador

    e) cunho descentralizadorcunho descentralizadorcunho centralizador