“Em todo planejamento de arranjo físico, irá existir sempre a preocupação básica: tornar mais fácil e suave o movimento do trabalho através do sistema, quer esse movimento se refira ao fluxo de pessoas ou de materiais” (MOREIRA,1996, p. 259).
LETRA D - Layout por Produto.
Arranjo físico por Produto (Layout por Produto ou Layout em Linha): Utilizada para produção de produtos padronizados e de forma sequencial, em operações repetitivas, de elevada produção (produção em lotes), produção em série. Os equipamentos do processo são fixos, o transporte é contínuo.
“O arranjo físico por produto é mais adequado a operações que processam grandes volumes de fluxo que percorrem uma sequência muito similar”( CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A., 2004, p.412).
Neste tipo de arranjo o fluxo ocorre com eficiência máxima focando principalmente a quantidade produzida. Muito utilizada em operações de produção em massa (operações que produzem altos volumes de um ou poucos produtos ou indústrias de processos em fluxo contínuo, geralmente produtoras de matérias-primas como aço, papel, alumínio. Também linhas de montagem automática.
1 - Posicional: o Recurso a ser transformado não se movimenta. Ex: Navio.
2 - Processo: onde os processos com necessidades similares são organizados ou posicionados juntos, para facilitar todo o processo de transformação.
3 - Por produto (ou por fluxo, ou por linha): produção em massa, com pouca variedade.
4- Celular: Recurso a ser transformado é selecionado e direcionado a sua parte especifica do processo ou operação. Ex: Carro
5 - Mista: Junção de 2 ou + processos.
Logo, Letra D.