D-----A construção da Hidrelétrica de Balbina, no Rio Tocantins, em especial para atender o complexo mineral de Carajás, conjugou o fato desse rio possuir grandes vazões durante o ano com a proximidade da capital paraense, a qual demanda grandes quantidades energéticas.
VAI SER O RIO UATUMA E NAO O TACANTINS
A---É tipicamente planáltica e possui um grande poder hidroenergético, destacando-se neste contexto o Rio Amazonas, no entanto, ainda é pouco explorada, visto as grandes distâncias dos grandes centros consumidores do país.
PLANICIES
C---O Rio Amazonas, com regime tipicamente pluvio nival, durante o ano possui sua vazão comprometida, uma vez que os afluentes da margem direita perdem suas capacidades de vazões durante o verão no hemisfério sul.
COMPROMETE P0RRA NENHUMA, AMAZONAS E MISTO
E---As elevadas pluviosidades sobre esta região, decorrentes das evapotranspirações excessivas, dotaram o Rio Amazonas com o maior potencial hidroenergético instalado do país, especialmente após a construção da Hidrelétrica de Tucuruí.
MAIOR POTENCIAL HIDRELETRICO INSTALADO ESTA NO PARANA, USINA DE ITAIPU, O AMAZONAS TEM O MAIOR POTENCIAL HIDRELETRICO, MAS NAO INSTALADO
a) É tipicamente planáltica e possui um grande poder hidroenergético, destacando-se neste contexto o Rio Amazonas, no entanto, ainda é pouco explorada, visto as grandes distâncias dos grandes centros consumidores do país.
Errada, o Rio Amazonas é tipicamente planície
b) Por possuir afluentes tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul, durante o ano o rio Amazonas apresenta grandes vazões, visto as estações chuvosas se alternarem em ambos os hemisférios, contribuindo assim para o seu grande potencial hídrico.
Correta, o Rio Amazonas tem um potencial incrível de vazão durante o ano todo
c) O Rio Amazonas, com regime tipicamente pluvio nival, durante o ano possui sua vazão comprometida, uma vez que os afluentes da margem direita perdem suas capacidades de vazões durante o verão no hemisfério sul.
Errada, a sua vazão não é comprometida em nenhum período do ano
d) A construção da Hidrelétrica de Balbina, no Rio Tocantins, em especial para atender o complexo mineral de Carajás, conjugou o fato desse rio possuir grandes vazões durante o ano com a proximidade da capital paraense, a qual demanda grandes quantidades energéticas.
Errada, aqui na verdade deveria ser a Hidrelétrica de Tucuruí
e) As elevadas pluviosidades sobre esta região, decorrentes das evapotranspirações excessivas, dotaram o Rio Amazonas com o maior potencial hidroenergético instalado do país, especialmente após a construção da Hidrelétrica de Tucuruí.
Errada,o Rio Amazonas tem um alto potencial pra gerar energia porém ele não é muito explorado pois caso fosse causaria muitos desastres ambientais e também dificultaria pra gerar energia pras partes mais povoadas do Br como SP