SóProvas


ID
80512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito do monitoramento, supervisão e controle de qualidade
dos trabalhos de auditoria, julgue os itens que se seguem.

A atividade da auditoria interna deve fazer parte de projeto de monitoramento e avaliação da eficácia geral do programa de qualidade. Entre as avaliações externas, podem-se mencionar as revisões periódicas executadas por outras pessoas da organização com conhecimento das práticas internas da auditoria. Entre as avaliações internas, podem-se citar as revisões de qualidade conduzidas todos os anos por pessoa qualificada, da própria equipe de trabalho do responsável pela auditoria.

Alternativas
Comentários
  •  Errada a questão.

    a questão fala que "revisões periódicas executadas por outras pessoas da organização com conhecimento das práticas internas da auditoria" é uma avaliação externa, e é um caso de avaliação interna.

  • Complementando o colega a questão peca na seguinte afirmação:
    "Entre as avaliações externas, podem-se mencionar as revisões periódicas executadas por outras pessoas da organização com conhecimento das práticas internas da auditoria." 

    Desse modo não há respeito ao sigilo do trabalho do auditor interno. Este nunca pode divulgar suas práticas para terceiros exceto por decisão judicial.
  • A qualidade dos trabalhos executados em uma auditoria, por um auditor independente, não será avaliada nem monitorada pelo auditor interno.

    Por avaliação externa entende-se a revisão dos pares, que é regulamentada pelo CFC, esta revisão deverá ser executada por profissional de fora da organização.

    Por avaliação interna entende-se a avaliação da qualidade de um trabalho executado pelo auditor, feita por pessoas, com capacidade para isso, de dentro da própria organização.

    FONTE: FORUM DOS CONCURSEIROS

    bons estudos!!
  • O quesito está incorreto.

    Com base na Norma de Atributos do IPPF 2013 (ressalte-se que é mais atual do que o próprio quesito), tem-se:

    1311 - As avaliações internas devem incluir:
    - Monitoramento contínuo do desempenho da atividade de auditoria interna; e
    - Autoavaliações ou avaliações periódicas realizadas por outras pessoas da organização com conhecimento suficiente das práticas de auditoria interna.

    1312 – As avaliações externas devem ser realizadas pelo menos uma vez a cada cinco anos, por um avaliador, ou uma equipe de avaliação, qualificado e independente, externo à organização. O executivo chefe de auditoria deve discutir com o conselho:
    - A forma e a frequência da avaliação externas; e
    - A qualificação e independência do avaliador externo, ou equipe de avaliação, incluindo qualquer potencial conflito de interesses.

    Sucesso a todos!
  • A atividade da auditoria interna deve fazer parte de projeto de monitoramento e avaliação da eficácia geral do programa de qualidade. Entre as avaliações externas, podem-se mencionar as revisões periódicas executadas por outras pessoas da organização com conhecimento das práticas internas da auditoria. Entre as avaliações internas, podem-se citar as revisões de qualidade conduzidas todos os anos por pessoa qualificada, da própria equipe de trabalho do responsável pela auditoria.

    Se é externa, não é executada por pessoas da organização
  • Avaliações Externas

    As avaliações externas devem ser realizadas pelo menos uma vez a cada cinco anos, por uma valiador, ou uma equipe de avaliação, qualificado e independente, externo à organização. O executivo chefe de auditoria deve discutir com o conselho:

    • A forma e a frequência da avaliação externa; e

    • A qualificação e independência do avaliador externo, ou equipe de avaliação, incluindo

    qualquer potencial conflito de interesses.

    Um avaliador, ou equipe de avaliação, independente significa não haver nenhum conflito de interesses real ou aparente, e não ser parte ou estar sob o controle da organização da qual a atividade de auditoria interna faz parte.