-
Paravirtualização modifica o SO
-
A compatibilidade da paravirtualização é LIMITADA, se exigindo, portanto, modificações nos sistemas operacionais CONVIDADOS.
"Sem dúvida, este é um aspecto da PARAVIRTUALIZAÇÃO que dificulta a sua adoção. Os fornecedores de sistema operacional deveriam oferecer duas versões dos seus sistemas, uma delas adequada à PARAVIRTUALIZAÇÃO." (VERAS 2011)
-
É exatamente o contrário, a paravirtualização requer a modificação do Sistema Operacional convidado.
-
Virtualização total
Não modifica o SO
Paravirtualização
Modifica o SO
-
Virtualização completa
Vantagens
Desvantagens
Paravirtualização
Vantagens
Desvantagens
-
Gabarito: errado
a) Virtualização Completa/Total: o sistema operacional convidado trabalha como se – de fato – houvesse uma máquina física inteiramente à sua disposição. Ele oferece uma interface idêntica à arquitetura física subjacente, de tal modo que o sistema operacional convidado não saiba que está sendo virtualizado. Assim, o tipo de hypervisor utilizado é o MODO USUÁRIO, e com isso precisando de um intermediador há o risco de algumas solicitações do convidado não serem atendidas da maneira esperada.
- sistema operacional não precisa realizar nenhuma adaptação
- completa abstração do sistema físico
- total independência entre aplicação e recursos físicos do hospedeiro.
- sistema virtual não sabe que está sendo virtualizado.
- seu desempenho é pior em relação à paravirtualização, uma vez que o hypervisor trabalha em modo usuário, necessitando de uma intermediação do Sistema Operacional.
- apesar de não precisar modificar os sistemas operacionais convidados, por outro lado há uma perda de performance porque as instruções críticas que necessitam passar pelo hypervisor para que sejam testadas e executadas acabam gerando uma perda de eficiência.
b) Paravirtualização: técnica em que o sistema operacional convidado roda uma máquina virtual similar ao hardware físico. UTILIZA O MODO USUÁRIO.
A paravirtualização cria uma espécie de hardware virtual entre o hypervisor e o sistema operacional convidado. Essa técnica permite que o sistema operacional convidado seja modificado especificamente para rodar no hypervisor.
- paravirtualização requer que o sistema operacional convidado sofra modificações no seu código para ficar mais próximo da camada de virtualização.
- o s.o convidado sempre recorre ao hypervisor quando requer a execução de uma instrução privilegiada e, não, diretamente ao processador/hardware. No entanto, ele não precisa testá-las – melhorando o desempenho
- sistema virtual sabe que está sendo virtualizado, assim ele coopera com o hypervisor, aumentando a eficiência do sistema.
- o desempenho é mais alto, porém precisa de uma versão específica para a paravirtualização.
Fonte: resumo do pdf do estratégia