Existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional.
O planejamento estratégico tem um longo alcance e é executado pelos responsáveis máximos da empresa, que determinam os objetivos dentro de um prazo temporal (curto, médio ou longo prazo).
O planejamento tático tem um escopo médio na empresa e consiste no pensamento de como os meios ou recursos disponíveis podem ser utilizados para alcançar um resultado favorável. Normalmente este planejamento é uma tarefa de gestão, muitas vezes executada por administradores.
O planejamento operacional de alcance curto está diretamente ligado com a área técnica de execução de um determinado plano de ação (definido no nível tático).
I - Lida e gera números. (Correto: orçamentos, prazos.)
II - Regula e controla resultados, mais do que objetivos. (Correto: seguir etapas/resultados do cronograma físico-financeiro.)
III - Visa, principalmente, motivar e orientar. (Errado: motivar e orientar são foco do planejamento estratégico; o foco do planejamento executivo é a consecução satisfatória da execução das etapas da obra.)
IV - É de longo prazo e abrangência global nos aspectos técnicos, políticos e sociais. (Errado: pode ser longo/médio/curto prazos, a depender do projeto em questão. Aspectos políticos são essencialmente estratégicos e não executivos.)
V - Lida com ideias convertidas em objetivos. (Errada: essa seria descartada verificando que a II está correta; o planejamento executivo não busca objetivos genéricos e sim resultados - o passo a passo da execução do cronograma da obra.)
VI - É determinístico, servindo para racionalizar o uso de recursos, evitar desperdícios (tempo e recurso) e organizar a ação de cada interveniente. (Correto: o 1º que lembramos é o CPM, determinístico, com as etapas da obra, só assim pode-se ter o controle da mesma, ainda que sejamos conscientes dos imprevistos.)