A ISO 15504 ou SPICE estabelece uma escala de capacidade de processo para processos em geral, conhecida como Dimensão de Capacidade de Processo. A escala é dividida em 6 níveis crescentes desde de o nível inferior, nível 0, até o nível superior em otimização, nível 5.
O nível 0 é um representação de que o processo não é implementando ou não consegue gerar os produtos de trabalho esperados (não há atributos de processo neste nível).
O nível 1 demonstra que o processo consegue alcançar os objetivos de alguma maneira e gerar os produtos de trabalhos esperados (há um atributo neste nível – PA 1.1 – Atributo de execução de processo).
O nível 2 mostra que além de executado, o processo é realizado de maneira gerenciada (planejado, controlado), e seus produtos de trabalho são adequadamente estabelecidos, controlados e mantidos (há dois atributos neste nível – PA 2.1 – gestão de execução; PA 2.2 – gestão de produtos de trabalho).
No nível 3 os mesmos requisitos do nível anterior são cumpridos além de implementados com base em um processo definido (há dois atributos neste nível – PA 3.1 – atributo de definição de processo; PA 3.2 – atributo de implantação de processo).
Nó nível 4 o processo além de executado, gerenciado e definido, é executado dentro de limites quantitativos bem definidos (há 2 atributos neste nível – PA 4.1 – atributo de medição de processo; PA 4.2 – atributo de controle de processo).
No nível 5, além de cumpridos os requisitos do nível anterior, também pode ser aprimorado continuamente (há dois atributos neste nível – PA 5.1 -atributo de inovação de processo; PA 5.2 – atributo de otimização de processo).
fonte: http://www.trsampaio.com/2014/08/27/resumo-iso-15504-spice/