SóProvas


ID
806902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Tendo em vista que o modelo MPS.BR utiliza níveis de maturidade para caracterizar a evolução dos processos nas organizações, julgue o  item  subsequente  a respeito desses níveis.


Para o MPS.BR, é inaceitável a exclusão de qualquer processo, independentemente do nível de maturidade que esteja sendo avaliado na organização, com exceção para o processo de aquisição, desde que a organização execute esse processo.

Alternativas
Comentários
  • Alguns processos podem ser excluídos, total ou parcialmente, do escopo de uma avaliação MPS por não serem pertinentes ao negócio da unidade organizacional que está sendo avaliada
    ●Cada exclusão deve ser justificada no Plano de Avaliação
    ●A aceitação das exclusões e suas justificativas é responsabilidade do Avaliador Líder, conforme descrito no Guia de Avaliação
    ●É permitida a exclusão completa dos seguintes processos:
    –Aquisição (AQU), desde que não executado pela organização
    –Gerência de Portfólio de Projetos (GPP), desde que a única atividade da unidade organizacional seja evolução de produto
    ●É permitida a exclusão do processo Desenvolvimento para Reutilização (DRU), seguindo orientações
    ●Outras exclusões são permitidas para organizações com características específicas:
    –Organizações que fazem aquisição de software
    –Fábricas de Código
    –Fábricas de Teste
    ●Com relação aos resultados de atributos de processo, nos níveis A e B, os resultados RAP 23 a RAP 46 podem ficar fora do escopo da avaliação para alguns dos processos da organização
    –Apenas os processos críticos da organização, selecionados para serem gerenciados quantitativamente, devem implementar todos os resultados de atributos de processo

  • Gabarito Errado


    8.4 Exclusão de Processos Alguns processos podem ser excluídos, total ou parcialmente, do escopo de uma avaliação MPS por não serem pertinentes ao negócio da unidade organizacional que está sendo avaliada. Cada exclusão deve ser justificada no Plano de Avaliação. A aceitação das exclusões e suas justificativas é responsabilidade do Avaliador Líder, conforme descrito no Guia de Avaliação [SOFTEX, 2012b].


    Fonte: MPS.BR-Guia Geral MPS de Software:2012, página 24.

  • 8.4 Exclusão de Processos

    É permitida a exclusão completa do seguinte processo, desde que não executado pela organização:
    • Aquisição (AQU)

    É permitida a exclusão completa do seguinte processo, desde que a única atividade da unidade organizacional seja evolução de  produto:
    • Gerência de Portfólio de Projetos (GPP)

    É permitida a exclusão do seguinte processo, seguindo as orientações da Tabela 8-2:
    • Desenvolvimento para Reutilização (DRU)

     

    Outras exclusões são permitidas para organizações com características específicas:
    • Organizações que fazem aquisição de software: as exclusões permitidas para este tipo de organização estão descritas no Guia de Implementação – parte 8.
    • Fábricas de Código: as exclusões permitidas para este tipo de organização estão descritas no Guia de Implementação – parte 9.
    • Fábricas de Teste: as exclusões permitidas para este tipo de organização estão descritas no Guia de Implementação – parte 10.

     

    Fonte: MPS.BR, 2012, Guia Geral

  • Assertiva ERRADA. 

     

    MPS.BR é um guia e como todo guia ele não obriga a organização a nada. A organização vai implementar deste guia o que achar que é necessário, fazendo adaptações e descartando o que achar desnecessário. 

     

    * Dica: o que obriga a organização a seguir o seu rito são as normas ISO.