SóProvas


ID
807220
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sabe-se que, em determinado mercado e em um período de tempo, enquanto o preço do bem “x” aumentou, o gasto total dos consumidores com esse bem também aumentou, coeteris paribus. Nesse caso, pode-se afirmar que o bem “x”

Alternativas
Comentários
  • Coeteris Paribus = somente aumenta o preço e o gasto. A quantidade demandada (vendida ou comprada) permanece constante. 

    Logo, trata-se de um bem essencial, que tem demanda inelástica. 

    Exemplo clássico de bem com demanda inelástica: Sal.

  • Em regra, quando o Preço aumenta, a quantidade demandada diminui. Se o gasto total desses consumidores aumentou foi porque não puderam fugir/substituir por outros produtos, sendo uma demanda inelástica. Não significa que os consumidores estão aumentando a quantidade demanda. Se o item afirmasse um aumento na QUANTIDADE DEMANDADA , poderíamos dizer que se trataria de um Bem de Giffen.

  • Sabe-se que, em determinado mercado e em um período de tempo, enquanto o preço do bem “x” aumentou, o gasto total dos consumidores com esse bem também aumentou, coeteris paribus. Nesse caso, pode-se afirmar que o bem “x”

    Gabarito: tem demanda inelástica (B)

    Fundamentação: quando P aumenta e a Rt aumenta, estamos localizados no trecho inelástico da curva de demanda, oportunidade na qual os consumidores demandarão uma quantidade menor, porém proporcionalmente menor do que o aumento dos preços. Nesse caso, temos Epd < 1.

    Bons estudos.