SóProvas


ID
807241
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta afirmação correta sobre a política cambial brasileira após 1930.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA D.
    PASSAGENS ERRADAS ESTÃO MARCADAS EM VERMELHO,

    •  a) No período imediatamente após a Segunda Guerra, o governo brasileiro, em consonância com o Acordo de Bretton Woods, adotou um sistema de taxas de câmbio flutuantes. 
    • A taxa de câmbio do  undenista , Gel. Eurico Gaspar Dutra, se manteve fixa entre 18-19 CR$. Mesmo em 1947, Dutra preferiu continuar com o controle cambial e de importações. O resultado do controle cambial foi a perda de competividade das exportações brasileiras, especialmente aos mercados europeus
    •  b) A Instrução 70 da SUMOC, na década de 1950, instituiu um sistema de licenciamento para as importações que classificava os bens de acordo com sua essencialidade. 
    • Nesta época havia na economia, um colpaso cambial. Sob comando de Osvaldo Aranha - Ministro da Fazenda - foi baixada a Instrução 70 da SUMOC com as seguintes mudanças: restabelecimento do monopólio cambial do Banco do Brasil; extinção do controle quantitativo das importações e a instituição de leilões do câmbio; substituição - quanto as exportações - das taxas mistas por um sistema de bonificações incidentes sobre a taxa oficial ; três tipos de cobertura cambial da taxa oficial  (sem sobretaxa , sobretaxa fixas, sobretaxas variáveis)
    •  
    •  c) O Plano de Estabilização Monetária do governo Juscelino Kubitschek introduziu um sistema de leilões de câmbio, alterando a política cambial do governo que o antecedeu. 
    A inflação subiu  de 7,0% para 24,4% entre 1957 e 1958. O governo reagiu  e aprovou o PEM em 1958 - elaborado por Luca Lopes (Min. da Fazenda) e Roberto Campos (Futuro Bobby Fields , presidente do BNDE). Pretendia obter empréstimo do Eximbank que condiciou o crédito ao aval do FMI que por este, por sua vez, exigiu uma séries de medidas (contenção de gastos , crédito, moderação dos salários, reforma no sistema de taxas de câmbio múltiplos). Estas imposições não foram aceitas pelo governo que fez Jucelino a romper com o FMI em 1959. O PEM foi abandonado que preservou o Plano de Metas.
    •  d) A Instrução 204 da SUMOC, do início da década de 1960, promoveu uma desvalorização do cruzeiro. 
    •  e) O sistema de minidesvalorizações cambiais foi introduzido após o choque do petróleo, na década de 1970, com o propósito de desvalorizar o cruzeiro e incentivar as exportações.
    • O Milagre econômico (de 1968-1973) implicou em um aumento da dependência estrutural externa do petróleo. Em 1973, 40% da energia primária era do petróleo. O modelo de ajuste externa adotado por Geisel foi o de ajuste estrutural, materalizado pelo II PND. Tratavase de um plano de investimentos públicos e privados.
  • A Instrução SUMOC 70 extinguiu o controle quantitativo de importações e instaurou o sistema de taxas múltiplas de câmbio.