SóProvas


ID
807247
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação ao papel do Estado na economia brasileira, pode-se afirmar que, no período governamental do Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG), foram introduzidas mudanças institucionais de envergadura, muitas das quais marcaram o desempenho da economia nas décadas posteriores, algumas até a atualidade. Assinale a alternativa que apresenta mudanças ocorridas nesse período governamental de vigência do PAEG.

Alternativas
Comentários
  • O Ministério do Planejamento instituiu o PAEG, plano econômico de transformações institucionais, reformas bancária e tributária e centralização do poder político e econômico. O PAEG tinha como objetivos:

    • Aumento de investimentos;
    • Estabilidade de preços (prioridade) e
    • Diminuição dos desequilíbrios regionais e déficits do Balanço de Pagamentos.

    Devido ao excesso de demanda tem-se inflação, monetização dos déficits público, expansão dos créditos a empresas e grandes aumentos salariais. Executa-se uma política monetária restritiva reduzindo, de forma gradual, o déficit público e a inflação controlada a emissão de moeda e crédito. Em 1965, houve a reforma bancária onde se criou o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional. Instituiu-se a correção monetária para diminuir os efeitos da inflação. Criou-se o Sistema Financeiro de Habitação e o Banco Nacional de Habitação, que ajudaram muito o setor habitacional. Na reforma tributária, criou-se o FGTS, PIS e PASEP. O objetivo era aumentar a arrecadação. O governo para financiar sua dívida pública lança LTNs, antigas ORTNs.

    Fonte: http://www.carinafagiani.com.br/resumos/index.php/2008/06/19/plano-de-metas-paeg-e-ii-pnd/
     

  • PAEG foi formulado pelo min. da Fazenda Roberto Campos no governo Castelo Branco. 

    Foi criado o FGTS, na época o fundo era formado por depósitos mensais de 8% dos respectivos salários nominais, outras medidas importantes foram:

    Tributária: 1)  instituição da arrecadação de impostos através da rede bancária,  2) extinção dos impostos do selo, sobre  profissões e diversões públicas 3) criação do ISS 4) criação do ICM (substituindo o imposto estadual sobre vendas) 5) ampliação da base de incidência sobre a reda de pessoas físicas 7) Criação do Fundo de Participação dos Estados e Municípios.

    Financeiro: 1) Criação do Conselho Monetário Nacional, que substituiu a SUMOC 2) criação do BACEN 3) regulamentação dos Bancos de Investimento 4) Sistema Financeiro de Habitação

    Fonte:Economia Brasileira Contemporânea - Giambiagi e Villela
  • A Caderneta de Poupança num foi criada por D. Pedro II, em 1861??