SóProvas


ID
807292
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

São muitos os tipos de projetos que podem ser desenvolvidos numa biblioteca, entretanto, quanto maior o conhecimento da realidade social e do contexto em que será aplicado o projeto, maior a sua probabilidade de sucesso. Considere as afirmativas abaixo no que se refere a projetos em bibliotecas.

I - A primeira fase do ciclo de vida de um projeto é o da estruturação, que parte da aprovação e chega à mobilização de meios e recursos para a sua implementação, incluindo a capacitação da equipe.

II - Nos projetos de criação de novos serviços, os dados a serem coletados incluem o levantamento e a análise de expectativas dos diferentes públicos que se pretende atingir, de forma direta ou indireta, bem como uma análise cuidadosa de contexto.

III - É necessário elaborar um projeto sempre que se tenha um objetivo cujo alcance dependa de um esforço orquestrado, que ultrapasse a realização de atividades rotineiras e que pressuponha a vontade e a disposição para mudar.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

     

    "A maioria dos autores identifica cinco fases no ciclo de vida do projeto, quais sejam:

    1. elaboração ou preparação do projeto: trata-se do momento de concepção do projeto, que se fundamenta em um diagnóstico e na identificação da oportunidade de intervenção; nessa fase, definem-se os objetivos e o foco do projeto e se especificam as formas de atingir esses objetivos;

    2. estruturação: esta etapa pressupõe a aprovação do projeto e consiste na mobilização de meios e recursos para sua implementação, inclusive a capacitação da equipe;

    3. desenvolvimento/implementação: é o momentos da prática, da efetiva realização do projeto; 

    4. avaliação: embora ocorra durante todo o processo de implementação do projeto, identificando-se como acompanhamento ou monitoramento, tem, no momento de encerramento do projeto, a função de verificar em que medida se atingiram os resultados previstos. Essa avaliação gera informação e estímulo para o desenvolvimento de novas ideias e soluções, que poderão gerar novos projetos, ou para o aprimoramento do mesmo projeto." (ALMEIDA, 2005, p. 94-95)